São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

3G EM TESTE DESEMPENHO

Usuários de 3G sofrem com instabilidade

Além de fatores externos que podem influenciar qualidade do sinal, inchaço da rede deve aumentar problema

Brasileiro usa serviço móvel para substituir banda larga fixa, mas tecnologia não é capaz de suportar uso pesado

DE SÃO PAULO

Mudanças bruscas na velocidade e queda de conexão da banda larga móvel são problemas constantes no Brasil, relatados por internautas em fóruns, blogs, redes sociais e confirmados pelos testes da Folha.
Mas o problema está além da falta de regulamentação específica para o setor de banda larga móvel.
A tecnologia limitada e uso da internet 3G em substituição à internet fixa são outras duas causas da instabilidade do serviço no Brasil, dizem especialistas. Poucos serviços sofrem tantas influências externas quanto o de banda larga móvel.
Número de prédios próximos ao lugar de uso, distância do cliente em relação a antenas das operadoras e até mesmo condições climáticas influenciam o sinal.
"Quando o usuário está com o rádio FM ligado e entra num túnel, já sabe que ele ficará mudo, porque não existem antenas dentro desses locais. O problema é semelhante com a internet móvel: o sinal tem dificuldade de penetrar em determinados locais", diz Eduardo Levy, presidente do SindiTele (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal).
Um executivo de uma operadora, que preferiu não se identificar, disse que existem muitas pessoas utilizando a internet 3G que têm um perfil de uso mais próximo da banda larga fixa. Isso pode sobrecarregar as antenas de transmissão e inchar a rede com dados excessivos.
"Aqui no Brasil ,as pessoas contratam o serviço para usar em casa, em substituição à banda larga fixa -o que não acontece na Europa, por exemplo. O foco na internet 3G é mobilidade, tem um perfil complementar. A rede não é tão robusta, não suporta usuários fazendo tráfego pesado de dados", disse.
"As operadoras, que ofereceram o produto como substitutivo, com certeza têm uma parcela de culpa nisso. Mas elas se surpreenderam com a rejeição ao serviço e estão reposicionando as ofertas." (ALEXANDRE ORRICO)

RECLAMAÇÕES O site Reclame Aqui (reclameaqui.com.br) tem mais de 22.750 reclamações sobre os serviços de internet 3G oferecidos pelas quatro maiores operadoras


Texto Anterior: Claro é a mais rápida ao longo dos dias úteis, mas atende mal
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.