|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
3G EM TESTE DESEMPENHO
Usuários de 3G sofrem com instabilidade
Além de fatores externos que podem influenciar qualidade do sinal, inchaço da rede deve aumentar problema
Brasileiro usa serviço móvel para substituir banda larga fixa, mas tecnologia não é capaz de suportar uso pesado
DE SÃO PAULO
Mudanças bruscas na velocidade e queda de conexão
da banda larga móvel são
problemas constantes no
Brasil, relatados por internautas em fóruns, blogs, redes sociais e confirmados pelos testes da Folha.
Mas o problema está além
da falta de regulamentação
específica para o setor de
banda larga móvel.
A tecnologia limitada e
uso da internet 3G em substituição à internet fixa são outras duas causas da instabilidade do serviço no Brasil, dizem especialistas. Poucos
serviços sofrem tantas influências externas quanto o
de banda larga móvel.
Número de prédios próximos ao lugar de uso, distância do cliente em relação a
antenas das operadoras e até
mesmo condições climáticas
influenciam o sinal.
"Quando o usuário está
com o rádio FM ligado e entra
num túnel, já sabe que ele ficará mudo, porque não existem antenas dentro desses
locais. O problema é semelhante com a internet móvel:
o sinal tem dificuldade de penetrar em determinados locais", diz Eduardo Levy, presidente do SindiTele (Sindicato Nacional das Empresas
de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal).
Um executivo de uma operadora, que preferiu não se
identificar, disse que existem
muitas pessoas utilizando a
internet 3G que têm um perfil
de uso mais próximo da banda larga fixa. Isso pode sobrecarregar as antenas de
transmissão e inchar a rede
com dados excessivos.
"Aqui no Brasil ,as pessoas
contratam o serviço para
usar em casa, em substituição à banda larga fixa -o
que não acontece na Europa,
por exemplo. O foco na internet 3G é mobilidade, tem um
perfil complementar. A rede
não é tão robusta, não suporta usuários fazendo tráfego
pesado de dados", disse.
"As operadoras, que ofereceram o produto como substitutivo, com certeza têm
uma parcela de culpa nisso.
Mas elas se surpreenderam
com a rejeição ao serviço e estão reposicionando as ofertas."
(ALEXANDRE ORRICO)
RECLAMAÇÕES O site Reclame Aqui (reclameaqui.com.br) tem mais de 22.750 reclamações sobre os serviços de internet 3G oferecidos pelas quatro maiores operadoras
Texto Anterior: Claro é a mais rápida ao longo dos dias úteis, mas atende mal Próximo Texto: Frases Índice
|