São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo sistema Android, do Google, arma rivais da Apple

DO ENVIADO A LAS VEGAS

O sistema operacional Android, lançado pelo Google para equipar celulares inteligentes que concorrem com o iPhone, a Apple, está recebendo os últimos retoques de um banho de loja superespecial para transformá-lo no coração dos tablets que chegam ao mercado para disputar espaço com o iPad.
Batizado de Honeycomb (favo de mel), o Android 3.0 está prestes a chegar ao mercado; versões não definitivas foram mostradas em diversos aparelhos na CES.
A julgar pelo desempenho no segmento de smartphones, onde, segundo estatísticas da comScore, superou a presença poderosa do iPhone no mercado norte-americano, o produto tem boas chances no novo território.
Toshiba e Motorola são algumas das empresas que pretendem ter o Honeycomb, assim como a Asus, pioneira no terreno dos netbooks (laptops superpequenos), que também embarca no trem dos tablets.
O sistema do Google, porém, não terá águas calmas: além do desafio de conquistar espaço em território dominado pela Apple, vai enfrentar outros concorrentes da peso. A Microsoft não anunciou programa específico para o formato, mas seu Windows 7 é o coração de máquinas de diversos fabricantes, com destaque para um aparelho da Samsung que oferece teclado deslizante -ótimo recurso para quem digita grande quantidade de texto, mas que torna o tablet um pouco mais pesado.
Além disso, a Research in Motion, que tem uma legião de fãs de seu BlackBerry, demonstrou o PlayBook, um tablet com tela de sete polegadas, que vem com um sistema específico. (RL)


Texto Anterior: Caça ao iPad
Próximo Texto: Ballmer prevê Windows em toda a parte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.