São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sistema da Toshiba não exige óculos

DA ENVIADA ESPECIAL

Era uma questão de tempo para que o efeito 3D começasse a dispensar o uso dos desconfortáveis óculos. Ao que parece, a Toshiba conseguiu o feito -e acabou se tornando um dos destaques da Ceatec: a fila para ver a rápida demonstração durava mais que 30 minutos.
Foram exibidos dois modelos de TVs 3D sem óculos, um de 12 polegadas e outro de 20 -eles estarão à venda no Japão em dezembro. A tela de 12 polegadas, por exemplo, deve sair por algo em torno de 120 mil ienes (cerca de R$ 2.436).
A empresa também mostrou um protótipo de 56 polegadas, ainda sem data de lançamento.
A demonstração foi feita em um ambiente totalmente controlado, mas o efeito final foi bastante bom. As imagens eram exibidas em camadas que pareciam se soltar da tela. A empresa parece ter conseguido -a próxima etapa é chegar à produção em série de telas maiores.
Segundo a Toshiba, o efeito é obtido pela junção de um sistema de imagens e uma camada perpendicular lenticular -composta por lentes que transmitem as imagens em um plano horizontal.
Esses dois fatores são combinados com a tecnologia de processamento de imagens da Toshiba e formam-se nove imagens paralelas a partir do conteúdo original. Ainda segundo a empresa, o painel de LCD com backlight LED exibe quatro vezes o número de pixels de um painel padrão de Full HD. (AD)


Texto Anterior: 3D move indústria japonesa de telas
Próximo Texto: Em 2011, TVs com 3D chegam a 8% do mercado de TV japonês
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.