São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Japão faz demonstração de superconexão que não usa fios

DA ENVIADA ESPECIAL

A empresa japonesa UQ Communications e a coreana Samsung fizeram uma demonstração da próxima geração da conexão de dados WiMax durante a feira japonesa Ceatec.
Segundo os representantes da empresa, atualmente a velocidade da conexão oferecida é de 40 Mbps. A ideia da operadora é transformar esses 40 em 330 no WiMax 2.
O WiMax é um tipo de rede sem fio de alta velocidade com alcance superior e mais adaptada à mobilidade. Por isso, funciona melhor para cobrir grandes áreas com internet sem fio. A tecnologia é vista como uma possível sucessora ao Wi-Fi.
O sistema (ainda de testes) do WiMax 2 foi demonstrado por meio do envio de vídeos em Full HD 2D e 3D para 16 televisores simultaneamente. A transmissão de dados em tempo real do Full HD 2D impressiona pela transmissão quase que instantânea do vídeo no PC e no vídeo. O Full HD 3D chega a engasgar por alguns momentos, mas, levando em conta o tamanho do arquivo, a transmissão ainda é rápida.

TECNOLOGIA
O WiMax 2 é baseado no protocolo IEEE 802.16m. Segundo a Samsung, a tecnologia permite transmissão de dados mais eficiente, rápida e convergente. Os padrões para a tecnologia devem ser finalizados em novembro, de acordo com a empresa, que pretende comercializar o serviço no fim de 2011. (AD)


Texto Anterior: Robôs mostram lados social e artístico
Próximo Texto: Lançamento: Smartphone da Sharp ganha função financeira no Japão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.