São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nintendo 3DS já tem data para chegar ao mercado

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ver efeitos 3D sem precisar usar óculos especiais? Parece improvável, mas é a "mágica" que o 3DS, portátil da Nintendo, é capaz de fazer.
A companhia japonesa anunciou que o aparelho vai chegar às lojas do Japão em 26 de fevereiro, pelo equivalente a US$ 300.
Nos Estados Unidos, o portátil chega no mês seguinte, ainda sem dia e preço divulgados.
A respeitável linha de títulos feitos sob encomenda para o 3DS já reúne algumas das principais franquias do mercado, como Mega Man, Ridge Racer, Resident Evil, Metal Gear Solid, Driver, Dead or Alive e por aí vai. Da Nintendo, além de Paper Mario e Mario Kart, há remakes de Star Fox 64 e de Legend of Zelda: Ocarina of Time.
Além disso, o 3DS já vai chegar com alguns milhares de jogos à disposição, pois o portátil será compatível com todo o acervo do Nintendo DS. Porém, vale destacar que tais games não serão exibidos com efeitos 3D.
O 3DS, assim como os portáteis da série DS, possui duas telas. A diferença da próxima versão é que a tela superior tem proporção de tamanho wide e consegue exibir o 3D estereoscópico. A tela inferior continua sensível ao toque.
Há uma alavanca ao lado da tela superior que permite ajustar -e até desativar- a exibição das imagens tridimensionais. Durante a E3, em junho, a Folha testou o portátil, mas conseguiu jogar apenas o remake de Star Fox 64 -a maioria das demonstrações era de vídeos interativos de jogos variados.
Mesmo assim, foi o suficiente para comprovar que o efeito prometido funciona de forma convincente e empolgante. A sensação de profundidade em relação ao cenário renova a experiência de jogar, assim como alguns objetos que parecem saltar para fora da tela.
A alavanca de ajuste do efeito 3D é útil, pois às vezes, ao manusear o portátil durante a jogatina, foi preciso "arrumar" também o visual tridimensional.
Outras novidades do 3DS incluem uma alavanca analógica e câmeras capazes de tirar fotos em 3D para exibir na tela do aparelho. Outro recurso útil é o StreetPass, que vai possibilitar que o portátil "troque" automaticamente dados e informações quando estiver próximo de outro(s). Os dados podem incluir fases, personagens e por aí vai.
Tantos predicados deixaram a Nintendo bastante otimista em relação à performance comercial do 3DS: a empresa espera vender 4 milhões de unidades até o final de março de 2011. É esperar para ver -em 3D.


Texto Anterior: Saiba mais sobre o Fifa 11
Próximo Texto: #Prontofalei - Luli Radfahrer: Adeus, mundo cruel
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.