São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anatel aprova regras para internet 3G

DE SÃO PAULO

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovou revisão da regulamentação sobre a gestão da qualidade do Serviço Móvel Pessoal (SMP), que abrange os serviços de telefonia celular e banda larga móvel.
Com o objetivo de atualizar o regulamento, o texto da proposta inclui indicadores para avaliação da qualidade da banda larga 3G no país, como estabilidade da conexão e garantia de um percentual mais próximo da velocidade contratada -atualmente as operadoras se comprometem a entregar apenas 10% do acordado.
Nos horários de pico, a prestadora de serviços terá de garantir uma velocidade mínima de 30% do valor máximo previsto no plano. Nos horários de menor tráfego, o percentual será de 50%. Os percentuais exigidos passarão para 50% do valor máximo dos horários de maior movimento e 70% nos outros horários, um ano após a implementação da proposta.
O texto será encaminhado agora para consulta pública, pelo prazo de 45 dias. Depois disso, voltará para o conselho diretor para a análise das alterações sugeridas na consulta pública. O regulamento entrará em vigor 180 dias depois da publicação.

NÚMEROS
Os usuários de banda larga móvel ultrapassaram os usuários de banda larga fixa no Brasil, segundo pesquisa da empresa chinesa Huawei, em parceria com a consultoria Teleco.
O número total de usuários de banda larga móvel é de 11,9 milhões, contra 11,8 milhões da banda larga fixa. Os dados são do primeiro trimestre deste ano. (AO)


Texto Anterior: Site mostra mapa de pontos Wi-Fi no Brasil
Próximo Texto: Nokia N900 é celular com tablet e tem vocação para a internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.