São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nokia N900 é celular com tablet e tem vocação para a internet

DE SÃO PAULO

A Nokia tem uma posição de liderança quando o assunto é celular, mas parece ainda não ter encontrado seu caminho no segmento dos smartphones.
Em um mercado dominado por aparelhos com Android, Blackberry e iPhone, a empresa ainda aposta no Symbian e, agora, no Maemo, com o seu Nokia N900. O aparelho deve chegar às lojas em agosto.
O Maemo (maemo.nokia.com) é um sistema operacional de código aberto e baseado na plataforma Linux. Seu desenvolvimento é voltado para a navegação na internet, tanto que a proposta do N900 é, inicialmente, ser um pequeno computador do tipo tablet. A função de telefone é acoplada ao aparelho.
Um dos seus destaques é o navegador, que usa o mecanismo da Mozilla, fundação que desenvolve o Firefox. O browser é compatível com o Flash, complemento multimídia da Adobe, o que torna a navegação mais completa.
Quanto ao design, o N900 é um pouco mais espesso do que aparelhos como o novo iPhone 4.
Um ponto a ser considerado na hora da compra é a disponibilidade de aplicativos para o sistema. Se comparado ao Android e ao iPhone OS, o Maemo ainda é fraco quando o assunto são programinhas para melhorar o desempenho do aparelho.
O N900 não tem nenhum botão físico na tela, mas traz o teclado QWERTY deslizante. A ideia do sistema é que o usuário navegue somente pela tela sensível ao toque, cuja sensibilidade tem algumas falhas.
(AMANDA DEMETRIO)


Texto Anterior: Anatel aprova regras para internet 3G
Próximo Texto: PlayStation 3 é usado para desvendar doenças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.