São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TEST DRIVE

Conheça a nova versão do sistema do iPhone e do iPad

Destaques do iOS 5 são o fim da dependência em relação ao PC e melhorias no sistema de notificação

Previsto para o último trimestre do ano, software está em fase de testes para desenvolvedores

RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO

O celebrado iOS, sistema da Apple usado no iPhone, no iPad e no iPod touch, tem alguns aspectos anacrônicos.
Boa parte dessas deficiências, porém, deve ser sanada com a versão 5, com lançamento previsto para o último trimestre do ano.
Atualmente em fase de testes apenas para desenvolvedores, o iOS 5 foi testado pela Folha em um iPad 2.
Conheça, a seguir, as principais novidades do sistema.

INDEPENDÊNCIA
Talvez a novidade mais importante do iOS 5 seja o fim da dependência em relação a um computador com iTunes. Hoje, para começar a usar um iPhone, um iPad ou um iPod touch, é preciso ativá-lo conectando-o via USB a um PC ou Mac que tenha o programa instalado. Com o iOS 5, não mais: a ativação é feita no próprio aparelho, assim como as atualizações do sistema. Por fim, a sincronização de dados e o backup com o iTunes poderão ser realizados sem cabos, por Wi-Fi.

NOTIFICAÇÕES
Deselegantes, as notificações do iOS são uma das principais queixas dos usuários. Na versão atual do sistema, quando chega uma mensagem de texto, por exemplo, o sistema interrompe o que se está fazendo para exibir no centro da tela uma mensagem que exige uma ação do usuário. No iOS 5, as notificações surgem discretamente e podem ser simplesmente ignoradas. Ao deslizar o dedo para baixo a partir do topo da tela -como no Android-, surge a central de notificações, que reúne dados como e-mails recebidos, chamadas perdidas, compromissos na agenda e menções no Twitter.

SAFARI
O Safari, navegador de web do iPad, ganhou na nova versão do iOS abas, maneira muito mais prática de alternar entre páginas abertas. Além disso, há o modo Leitor, que esconde as distrações de uma página -anúncios e barras laterais- e exibe somente o essencial: o texto de artigos e notícias.

TECLADO
No iPad com iOS 5, o teclado no modo retrato pode ser dividido em duas partes, para facilitar a digitação com os dedões. No início, a disposição das teclas pode causar estranhamento, mas, com a prática, é possível digitar mais rápido do que antes.


Texto Anterior: Luli Radfahrer: O que, afinal, é uma guerra?
Próximo Texto: Reconhecimento de fala e voz é a próxima sensação, diz Gates
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.