São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Android reina entre novidades da feira de celulares

Maioria dos lançamentos tem o sistema do Google, como o Samsung Galaxy S II e o Motorola Atrix 4G

Novos telefones são equipados com chip de núcleo duplo, ganhando mais capacidade de processamento

DO ENVIADO A BARCELONA

Telas enormes e brilhantes, processadores ultravelozes e câmeras superpoderosas: descrever os principais celulares apresentados no Mobile World Congress requer adjetivos hiperbólicos.
Mais uma vez, o Android reinou entre os supertelefones: dez entre dez grandes lançamentos da feira rodam o sistema móvel do Google.
Um dos aparelhos mais badalados do evento é o Galaxy S II, da Samsung.
Sua lista de especificações é motivo de comoção nerd: tela de 4,3 polegadas com resolução de 800x480, processador de núcleo duplo, câmera traseira de 8 Mpixels capaz de filmar em Full HD (alta definição plena, com resolução de 1.920x1.080 pixels), câmera frontal de 2 Mpixels e Android 2.3 (a versão mais recente do sistema).
Na prática, a numeralha se traduz em uma operação veloz e sem engasgos.
A tela, de Super Amoled Plus (em breve faltarão adjetivos para a Samsung descrever suas novas tecnologias de display) tem ótima nitidez e cores vibrantes.
Puristas do Android, porém, podem se incomodar com o TouchWiz, interface com a qual a Samsung costuma vestir seus aparelhos com o sistema do Google.
De acordo com a empresa, as vendas do aparelho começarão no segundo trimestre.
Os míticos "Facebook Phones", cuja existência a rede social havia negado mais de uma vez, finalmente vieram à tona por meio da fabricante taiwanesa HTC.
São dois modelos com botões físicos que podem ser usados para publicar conteúdo no Facebook: o Salsa e o ChaCha, este último com teclado físico QWERTY.
Em um vídeo exibido durante a apresentação dos produtos, o fundador da rede social, Mark Zuckerberg, prometeu que serão lançados ainda muitos outros celulares integrados ao Facebook.

METAMORFOSE
Também faz sucesso no Mobile World Congress o Atrix 4G, da Motorola, que a empresa anuncia como sendo o "o smartphone mais poderoso do mundo".
Lançado em janeiro na CES, em Las Vegas, o aparelho com processador de núcleo duplo pode ser conectado a um curioso acessório, vendido separadamente: uma carcaça de notebook.
O processamento fica a cargo do celular. Em pré-venda, o aparelho chega ao mercado dos EUA em 6 de março.

ANDROID PARA JOGAR
Em um evento que precedeu o Mobile World Congress, no domingo, a Sony Ericsson anunciou oficialmente seu celular dedicado a jogos, o Xperia Play, com o sistema Android 2.3.
Conhecido como "PlayStation Phone", o aparelho há tempos circulava por meio de imagens vazadas na internet.
Com botões semelhantes aos do PSP, console portátil da Sony, o Xperia Play virá com 50 jogos já carregados e é compatível com títulos produzidos para Android e para PlayStation.
O aparelho começará a ser vendido nos EUA em março. (RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Primeiras impressões: Aplicativo de mapas é vantagem dos tablets equipados com o Android 3.0
Próximo Texto: Aparelho tem tela 3D que dispensa óculos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.