São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vostu mira Facebook e não tem medo da concorrência da Zynga

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Foi com uma referência indireta à Mark Zuckerberg fundador do Facebook, que o empreendedor Daniel Kafie começa a falar da própria trajetória: "É uma história de Harvard. Mais uma."
Nascido em Honduras, o executivo-chefe da empresa de games sociais chamada Vostu, responsável por games para Orkut como Mini Fazenda e Rede do Crime.
A Vostu começou como rede social, mas Daniel percebeu o potencial dos joguinhos para Orkut e logo mudou de ramo.
Hoje ele comanda um pequeno império que tem cerca 25 milhões de jogadores do Brasil e cerca de 350 funcionários em escritórios em São Paulo e Buenos Aires.
Daniel mira alto -a única limitação, se é que pode ser chamada assim, é o foco no mercado brasileiro.
Sobre plataformas, é enfático: "Tem uma comunidade muito pequena de jogadores brasileiros no Facebook, mas está crescendo. Mas a intenção da Vostu é estar em todas as plataformas, sejam elas Orkut, Facebook, celulares ou tablets."
Se entrar mesmo no Facebook, ele diz não temer a Zynga, empresa produtora dos fenômenos CityVille e FarmVille.
"Nossos jogos são parecidos mas não são meras traduções para português. Nós identificamos tendências -várias empresas têm um jogo de fazenda, por exemplo- e otimizamos o game para o mercado brasileiro. Fazemos tudo pensando no internauta brasileiro, que é o que mais passa tempo na internet, no mundo todo."

FIDELIDADE
A empresa de Daniel oferece o serviço completo: publica o jogo, dá meios de pagamento digital e oferece suporte às comunidades de jogadores brasileiros.
O "pacote" é apontado pelo executivo como segredo da Vostu. "O mais importante é a fidelidade do jogador à Vostu, não a qualquer jogo específico. Quando lançamos um novo game, as pessoas já estão familiarizadas com o nosso sistema", completa o hondurenho.


Texto Anterior: Jogo da vilã Carmen Sandiego chega ao Facebook
Próximo Texto: Foco: Grupo norte-americano faz releitura dramática de memes e virais da web
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.