São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasa leva internet a seus astronautas

Novo software da Estação Espacial Internacional permite que tripulantes naveguem pela web no espaço

Agência espacial disponibilizou rede no espaço para que houvesse menor sensação de isolamento


Reprodução
Vídeo publicado pela agência espacial norte-americana no YouTube mostra dia de trabalho no espaço (bit.ly/nasayout)

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

Direto do espaço, o astronauta Soichi Noguchi (@Astro_Soichi) surpreendeu o mundo com as fotos divulgadas em seu Twitpic, ferramenta para publicação de fotos no Twitter.
Regiões do Japão, a cidade de Las Vegas, a mancha de óleo no golfo do México e até uma tempestade se formando no Oceano Atlântico foram registradas e compartilhadas por Noguchi, diretamente da Estação Espacial Internacional.
A internet chegou há pouco tempo no espaço. Mais precisamente, há cerca de seis meses, quando a Nasa (agência espacial norte-americana) atualizou o software disponível para os integrantes da Estação Internacional e liberou conexão sem fio aos tripulantes.
O esquema usa os links de comunicação já existentes entre a estação e a base terrestre da Nasa.
O acesso ao computador é complicado, já que ele ocorre nos períodos em que a estação está se comunicando com a equipe na Terra. Nesse momento, os astronautas fazem uma espécie de acesso remoto do espaço a um computador disponível em terra firme. Para isso, são usados um laptop e um touchpad, localizados na estação.
Segundo a Nasa, a ideia de levar a rede ao espaço surgiu para melhorar a qualidade de vida dos astronautas em missões longas. A agência diz acreditar que o serviço diminui a sensação de isolamento no ambiente fechado.
O primeiro tuíte direto do espaço foi do engenheiro T. J. Creamer (@Astro_TJ), mas, antes, a tripulação já arranjava um jeitinho.

ANTES
A atualização de redes sociais dos astronautas antes do novo software era meio rústica. Quem explicou foi o astronauta Mike Massimino (@Astro_Mike), em um tuíte de maio de 2009: "Poderei atualizar o meu Twitter do espaço, se tiver tempo. Eu vou enviar os tuítes por e-mail para a Nasa e eles irão encaminhá-los. Sem promessas, mas vou tentar".
Antes do acesso à rede, tripulantes já usavam e-mail, telefone por protocolo de internet e algumas funções de videoconferência limitadas.
Siga os astronautas em @NASA_Astronauts.


Texto Anterior: Se liga: Participe
Próximo Texto: No Haiti, web substituiu telefone no pós-terremoto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.