São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 2011

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FOTOGRAFE MELHOR

Veja uma seleção de dicas e técnicas para fotografar bem com qualquer tipo de câmera, desde uma profissional até um celular

ESTABILIDADE
A maioria das câmeras novas tem estabilização de imagem, mas nada substitui uma mão firme, especialmente com câmeras compactas e pouca luz. Para uma postura firme de pé, sem tripé, afaste um pouco os pés para ficar com o corpo estável. Se dispuser de um poste, parede ou qualquer outra coisa fixa, encoste-se nela. Segure a câmera com as duas mãos e aperte os cotovelos contra as laterais do corpo. Prenda a respiração no instante do clique.

ÂNGULO
Torne-se consciente do que está visível na cena inteira. Caminhe até achar o melhor ponto de vista. Use o zoom da câmera para cortar fora da imagem tudo o que não é essencial. Abaixe-se para buscar um ângulo mais imponente de uma rua. Fotografe crianças e animais colocando a câmera na mesma altura dos seus olhos. Faça os retratos um pouco mais de longe para não deixar a pessoa nariguda ou com perninhas curtas.

MACROS
Fotos feitas muito de perto, ampliando objetos pequenos como moedas, plantas e insetos, são chamadas de macros. As câmeras compactas são perfeitas para esse tipo de fotografia. Em modo macro, a distância mínima de foco possível é de apenas alguns centímetros. Um ótimo exercício para apurar o olhar é sair atrás de objetos caseiros que possam servir como "modelos", ou passar um tempo fazendo macros de flores.

ILUMINAÇÃO
Evite usar o flash embutido de câmeras pequenas e celulares. Busque clicar em locais com iluminação ambiente adequada. Se você fotografar uma pessoa com uma janela aberta por trás dela, obterá uma silhueta preta. Para evitar isso, coloque-se entre a pessoa e a janela e clique-a usando a luz que vem de fora. Ou fique onde está e use o controle de compensação de exposição.

CAPTURA CONTÍNUA
Em certas situações é grande a chance de a foto virar um borrão com o movimento: uma pessoa conversando e gesticulando, um animal movimentando-se sem parar. É aí que você usa o "burst" (modo contínuo). É uma opção da câmera que permite tirar várias fotos em rápida sequência. Mais tarde, você escolhe a melhor imagem da série. Usado somente quando necessário, o recurso ajuda a evitar momentos perdidos

ACESSÓRIOS
Um rebatedor melhora a iluminação de muitos assuntos e pode ser improvisado com uma folha de papel branca ou papel metalizado de embalagem. Experimente fazer retratos em modo preto e branco com um filtro laranja à frente da lente. Uma pequena lanterna de LED pode ser uma fonte de luz contínua para macros. Um tripé pequeno custa barato e faz toda a diferença em paisagens noturnas e autorretratos.

CUIDADOS ESSENCIAIS
Sua câmera merece ser transportada numa bolsinha acolchoada especial. Não deixe que ela sofrer pancadas ou quedas, nem a exponha à chuva ou a mudanças bruscas de temperatura e umidade. Evite colocar o dedo na lente; se isso acontecer, limpe-a com um cotonete seco e um paninho de limpeza de óculos. Sempre use a alça de pulso ou a correia de pescoço. Cubra o LCD com uma película adesiva.

COMPOSIÇÃO
Não se contente em centralizar o assunto e clicar de qualquer jeito. Ative na tela a grade de alinhamento, e use-a para nivelar as fotos cuidadosamente. Experimente fazer mais enquadramentos com o assunto fora do centro, deixando o fundo participar da imagem. Tenha atenção redobrada para não deixar o horizonte inclinado em paisagens e fotos de praia.

MITO DO MPIXEL
As pessoas estão acostumadas a relacionar incorretamente os Mpixels do sensor à qualidade da imagem. Na realidade, a qualidade da imagem depende mais da qualidade da objetiva e do desempenho do sensor em sensibilidades ISO elevadas. A quantidade de pixels só é relevante ao fazer impressões grandes das fotos. Ao comprar uma câmera nova, esqueça os pixels e procure a melhor lente.

VÍDEO
As câmeras digitais modernas também gravam vídeo em HD, mas com limitações. Zoom e autofoco em câmeras fotográficas geram ruídos captados pelo microfone embutido. Na maioria das câmeras, movimentos rápidos produzem um desagradável "efeito de geleia". Câmeras fotográficas ainda não substituem as filmadoras dedicadas e só são realmente práticas para quem tem experiência com cinegrafia.


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