São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

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Se 225 milhões pedirem, Facebook revê alterações

DE SÃO PAULO

Das quatro redes sociais, apenas o Facebook prevê a possibilidade de uma alteração das regras ser desfeita pelos usuários. Ainda assim, a possibilidade é bastante remota.
Para que isso aconteça, é necessário que mais de 7.000 pessoas comentem a modificação na página de governança do site (onde elas são publicadas). Caso a marca seja alcançada, o Facebook abre uma enquete para votação.
De todas as publicações na página, a com mais comentários teve 3.208 participações -menos de 50% do mínimo necessário.
Depois, pelo menos 30% de todos os usuários ativos registrados (225 milhões de pessoas) precisam votar para que a enquete tenha validade e a alteração seja desfeita, caso o resultado indique isso.

SEM CONSULTA
O Facebook, como as demais redes sociais, se dá o direito de alterar as regras a qualquer momento, sem consultar usuários.
Para ser avisado de futuras alterações nas regras, é preciso entrar na página de governança do site e tornar-se fã.
Fernanda Pascale, advogada especialista em direito digital, diz que não há nada de errado em fazer alterações unilateralmente. "O site deve só comunicar a alteração. É impossível consultar todos os usuários sobre cada mudança."
Segundo Fernanda, a única coisa que o usuário pode fazer caso não goste de uma alteração nos termos é abandonar o serviço. (LS E LL)



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