São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Intel anuncia produtos e projeta futuro

Companhia lança novo chip da família Core na edição 2010 do IDF, o fórum de desenvolvedores da empresa

Integração entre dispositivos e expansão do uso dos chips da Intel marcou evento de tecnologia nos EUA

ALEXANDRE ORRICO
ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Computadores mais velozes, econômicos e com maior capacidade de processamento gráfico.
Essa é a promessa da Intel para máquinas que venham equipadas com o Sandy Bridge, codinome do novo chip da empresa, a segunda geração da família Core.
O SB foi o carro-chefe da edição 2010 do IDF (Intel Developer Forum), evento que aconteceu na última semana em San Francisco.
Apresentado por Paul Ottellini, presidente da Intel, na fala que abriu o evento, o chip deve vir embarcado nas primeiras máquinas no primeiro bimestre de 2011.
David Perlmutter, vice-presidente da Intel, disse que são 1 bilhão de transistores dentro do novo processador.
Para efeito de comparação, em 2004, no Pentium 4, existiam apenas 10 milhões.
A Intel também lançou a AppUp (appup.com), loja de aplicativos gratuitos e pagos, oferecidos num modelo parecido com o da App Store, da Apple, ou o Android Market, do Google.
Os aplicativos estão disponíveis para dispositivos com processador Atom.
O plano inicial é oferecê-los para netbooks com MeeGo ou Windows e mais tarde, ampliar o alcance para as mais diversas plataformas: celulares, tablets e até mesmo veículos.
Cerca de 6.500 visitantes passaram pelos três dias de evento, número que representou recorde de público.

FUTURO
Celulares supermodernos que entendem e reagem ao humor do usuário, televisões que acessam a internet saberão quem está segurando o controle remoto, carros automáticos dirigidos por inteligência artificial.
Essas foram apenas algumas tecnologias apresentadas na feira da Intel. Várias palestras ressaltaram que é "hora de tirar o chip da caixa", numa referência ao uso múltiplo dos chips da empresa em diversos equipamentos, muito além dos PCs.
"Os dispositivos irão constantemente aprender sobre você, sobre seu dia, seus amigos e provavelmente até mesmo como você está se sentindo", disse Justin Rattner, vice-presidente de tecnologia da Intel, em apresentação no último dia do evento.


O jornalista ALEXANDRE ORRICO viajou a convite da Intel


Texto Anterior: Sede da Microsoft abre as portas para jornalistas latinos
Próximo Texto: WeTab, tablet com Linux, desafia o iPad
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.