São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TESTE USP

Servidor de arquivos requer experiência

Usuários leigos podem ter dificuldade por conta da documentação e da interface, majoritariamente em inglês

Conectado a uma rede local doméstica, aparelho permite disponibilizar músicas, filmes e fotografias


FERNANDO OSÓRIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Netgear Stora é uma verdadeira "caixa preta" que, uma vez conectada à rede elétrica e à rede local doméstica (roteador), se transforma em um poderoso servidor de arquivos, disponibilizando mídias como músicas, filmes e fotografias, bem como documentos e dados em geral.
O Stora é um NAS (Network Attached Storage; armazenamento vinculado à rede) que permite o compartilhamento local de arquivos.
Seu acesso pode ser feito por meio de um navegador de internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Apple Safari, Netscape), dos recursos de compartilhamento do sistema operacional, de diferentes equipamentos que suportam DLNA (em TVs, por exemplo), via UPnP-AV, e mesmo via FTP.
Equipamentos de NAS, como o Stora, oferecem facilidades para cadastrar usuários, controlar o acesso por senha, realizar backups e disponibilizar arquivos e mídias em uma rede local e, em alguns casos, até remotamente, via internet.
Para realizar o acesso remoto é necessário estar cadastrado no site MyStora.com, que vai "localizar" o Stora na rede, atuando como um servidor DNS para resolução de nomes e IPs.

TESTES
O aparelho foi testado em uma rede local doméstica composta por um roteador e um modem Wi-Fi, computadores com Windows 7 e compartilhamento de mídias via DLNA e UPnP-AV, e em uma rede local corporativa, usando microcomputadores conectados diretamente à rede. O acesso remoto foi bloqueado pelo firewall corporativo.
Embora o Stora pareça ser um equipamento simples de instalar e usar, em nossos testes constatamos que um usuário leigo pode ter uma certa dificuldade para usar adequadamente o equipamento: a documentação e a interface estão majoritariamente em inglês; o uso e a configuração do equipamento pode requerer um pouco mais de experiência a fim de garantir o correto uso do equipamento (e seguro em termos de acesso).
Existem no mercado diferentes soluções similares de outros fabricantes (D-Link DNS e HP MediaSmart, por exemplo) e mesmo soluções de armazenamento de arquivos "nas nuvens" (Dropbox e 4shared, por exemplo).
Um usuário mais experiente saberá avaliar melhor as opções de aquisição e tirar mais proveito desta solução, mas usuários leigos talvez tenham que pedir ajuda para aquele amigo "nerd" a fim de melhor avaliar e aproveitar soluções como esta.


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Motorista do Google revela bastidores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.