São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aprenda a criar uma conta no Twitter

Começar um perfil é rápido e simples; conheça também as principais ferramentas da rede e como usá-las

Você pode importar contatos de e-mails, de mensageiros instantâneos ou de outras redes sociais

DE SÃO PAULO

O Twitter é como o seu bar favorito, funcionando dia e noite: à hora que você aparecer encontrará alguns frequentadores habituais e mais outras pessoas relacionadas a eles. Você poderá parar para um dedo de prosa durante um intervalo no trabalho ou passar horas interagindo e trocando ideias. Essa é a definição dada pela Talk Interactive, agência de marketing digital.
Há grandes chances de você já ser parte dos cerca de 200 milhões de internautas que frequentam esse bar. Mas se você não for, saiba que criar uma conta é extremamente simples, bem como o próprio uso da rede.
Na página inicial do serviço há um botão amarelo com os dizeres Sign Up, que é onde você deve clicar para fazer seu perfil.
Na próxima tela, aparecerá um formulário que você deve preencher com informações pessoais: nome completo, nome de usuário, senha e e-mail. Basta aceitar os termos de serviço e pronto, sua conta está criada.
Antes de começar a tuitar, o serviço lhe dá opções de procurar pessoas por temas de interesse (jornalistas, brasileiros, políticos etc.) e buscar automaticamente por pessoas que já são seus amigos em outras redes, como LinkedIn, ou que estão salvos como contatos em seus e-mails e mensageiros instantâneos, como o Gmail, Yahoo! ou o Windows Live Messenger.
Depois disso, você já pode começar a compartilhar "o que está acontecendo", como diz o mote do site.
No menu à direita, o Twitter dá algumas dicas para melhorar o uso da ferramenta: associar o número de seu telefone para receber notificações, download de programas para usar o Twitter no seu celular, subir uma foto sua para aparecer no perfil e escrever uma biografia.
Logo abaixo das dicas, há os Trending Topics, os assuntos mais comentados na rede, que podem ser filtrados por países e algumas cidades -no Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro.
Quando quiser adicionar algum tema ao seu tuíte, para ficar mais fácil de outras pessoas o rastrearem, crie uma hashtag adicionando o símbolo # antes da palavra. Isso vai torná-la azul e clicável.
Acima, próximos ao guia Home, temos os seguintes links: @nomedeusuário, que são as respostas que recebemos de nossos amigos, as chamadas mentions; as direct messages, que são as mensagens privadas trocadas entre duas pessoas; os favorites, tuítes favoritos; e retweets, tuítes republicados por você e pelas pessoas que você segue.
As mensagens vão aparecendo em tempo real, num fluxo de informações. Se você quiser um perfil mais privado, pode proteger os seus tuítes, o que significa que as pessoas só poderão segui-lo com autorização sua. Os tuítes são públicos por padrão, ou seja, qualquer pessoa pode ler, mesmo que não tenha conta no serviço.


Texto Anterior: "Acho que ninguém entendeu na época", diz pioneira no Brasil
Próximo Texto: Programas não oficiais ajudam a gerenciar tuítes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.