São Paulo, quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TESTE USP

Novo chip aumenta desempenho do PC

Testes demonstram que processador da família Sandy Bridge supera modelo da primeira geração em 110%

Nova arquitetura criada pela Intel vai permitir a produção de processadores com até oito núcleos

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O processador analisado pelo Teste USP é o Core i5 2500K, um dos primeiros microprocessadores para micros de mesa a serem lançados neste ano pela Intel com a nova microarquitetura, conhecida como Sandy Bridge.
Os novos processadores permanecem com os mesmos nomes -Core i3, Core i5 e Core i7-, porém será utilizada a expressão "segunda geração" para diferenciá-los das versões anteriores.
A nova arquitetura utiliza tecnologia de fabricação de 32 nm e uma de suas principais vantagem com relação à arquitetura anterior é a integração dos controladores de memória, de vídeo e do barramento PCI Express no mesmo chip do processador, o que aumenta o desempenho geral do sistema. Também prevê o uso de até oito núcleos de processamento em futuros microprocessadores.
O processador analisado neste teste possui quatro núcleos de processamento com frequência de 3,3 GHz.
O aumento de desempenho que o processador promove é impressionante. Para comparação, utilizaremos dados de benchmark de um processador semelhante ao testado, o Core i5-660 de primeira geração, que também possui frequência de 3,3 GHz e conta com quatro threads de processamento.
Foi utilizado o software de testes Performance Test 7.0, que avalia a velocidade com que cálculos matemáticos são executados e testa o desempenho do sistema quando há muitas aplicações sendo executadas simultaneamente, entre muitas outras avaliações.
O processador de referência -Core i5-660 de primeira geração- obteve 3.097 pontos nos testes, enquanto o processador analisado -Core i5-2500K de segunda geração- obteve impressionantes 6.631 pontos, um aumento de mais de 110%.
Os resultados obtidos comprovam que estes novos microprocessadores baseados na microarquitetura Sandy Bridge terão desempenho muito superior em relação aos processadores antigos da família Intel Core.
O impressionante é que a Intel modificou a organização interna do chip, sem aumentos significativos na frequência de funcionamento do microprocessador e na voltagem, e como consequência atingiu níveis de desempenho jamais vistos.
Para o usuário final, o mais interessante é que os preços não serão tão elevados. O Intel Core i5 2500K pode ser encontrado nas lojas especializadas por R$ 560.


Texto Anterior: Compras
Próximo Texto: Tegra 2 marca início da era dos supertelefones
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.