São Paulo, quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Museus contam história da computação

Evolução dos games também é retratada

Tobias Schwarz/Reuters
Visitante do Museu dos Jogos Eletrônicos, na Alemanha, observa parede que mostra a evolução das plataformas de jogos

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Abertas nas últimas duas semanas, exposições nos EUA e na Europa deixam claro: lugar de computador velho é no museu.
Na última sexta (21), o Computerspiele Museum (Museu dos Jogos Eletrônicos, computerspielemuseum.de), em Berlim, abriu sua nova exibição, intitulada "Jogos Eletrônicos. Evolução de Um Meio".
Como o nome sugere, ela exibe todos aqueles equipamentos com jeitão de sucata que contam 60 anos de história de uma indústria que começou como pontos pixelizados em uma tela verde e, hoje, gera bilhões de dólares -só em 2010 foram US$ 18,58 bilhões, segundo a consultoria NPD.
Espalhada por uma área de 670 metros quadrados, a coleção contará com 300 jogos, instalações interativas e, claro, muito hardware.
Personagens clássicos, que ajudaram a moldar a indústria, estão lá: Pac-Man, Donkey Kong, Sonic, Super Mario e Ryu. O museu arquiva cerca de 14 mil títulos e documenta o que os desenvolvedores de games estão fazendo desde 1951.

2.000 ANOS
Em Mountain View, cidade californiana a 65 km de San Francisco, um outro museu que arquiva fósseis da informática abriu uma nova exposição. Há duas semanas, o Computer History Museum (Museu da História da Computação, computerhistory.org) abriga "Revolução: Os Primeiros 2.000 Anos de Computação".
Entre as preciosidades exibidas estão o primeiro drive para disquetes, o grandalhão Ramac (computador da IBM lançado em 1956), os primeiros aparelhos pessoais da Apple e partes dos primeiros servidores do Google.
Para determinar quais equipamentos são incorporados ao acervo, os curadores do museu mantêm a "regra dos dez anos". Somente após uma década, eles determinam o que teve impacto na evolução do computador. O iPad terá que esperar.


Texto Anterior: Luli Radfahrer: Uma trajetória napoleônica
Próximo Texto: Atalho - José Antonio Ramalho: Saiba como passar contatos do Microsoft Outlook para o celular
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.