São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia 3D entra no ar na TV aberta

RedeTV! passa a usar sistema em coberturas de corridas e futebol

Globo e Bandeirantes já fizeram testes fechados; mercado de TVs 3D no Brasil ainda é pequeno, e aparelhos são caros

DE SÃO PAULO

Com um mercado 3D ainda embrionário no Brasil, a RedeTV! começou, no domingo, suas transmissões de conteúdo em 3D. A emissora exibiu o programa "Pânico na TV" em três dimensões para um grupo de convidados no Club A, uma casa de festas de São Paulo.
A partir de agora, outros programas da grade da TV devem estar disponíveis às TVs compatíveis com 3D, incluindo provas de automobilismo e partidas de futebol.
Rede Globo e Bandeirantes já fizeram testes com o 3D em transmissões fechadas, sem estimar data para começar a passar o sinal aberto. Na RedeTV!, foram dois anos de pesquisa e investimento em equipamentos para o que eles chamam de "a primeira transmissão 3D do mundo em TV aberta". A captação está sendo feita com duas câmeras em um só eixo, e não com câmeras de duas lentes.
"Muda o posicionamento das câmeras, porque você tem que estudar o equadramento", explica Kalled Adib, superintendente nacional de operações da RedeTV!. Segundo ele, é possível destacar elementos da tela ou dar a sensação de profundidade na cena com o 3D.
Apesar disso, ele assume que não se deve abusar das projeções em relevo, porque elas podem causar fadiga.
Sobre o fato de as primeiras TVs 3D ainda serem poucas no Brasil, Adib disse que o mercado vai se incumbir de consumir conteúdo e televisões compatíveis com a tecnologia e baratear o preço.
Procurada, a Globo disse que vem realizando testes em 3D e que "não comenta iniciativa de concorrentes".
O mercado de TVs 3D no Brasil ainda é pequeno. A Fnac, uma das primeiras a anunciar a pré-venda dos aparelhos no país, deve entregar sua primeira leva de TVs 3D até 15 de junho.
Os aparelhos da Samsung estão saindo de R$ 5.699 a R$ 15.999 e são vendidos com um kit, cujo preço é somado ao do produto.
(AMANDA DEMETRIO)

SE LIGA

PARA VER
É preciso ter uma TV compatível com a tecnologia 3D e os óculos para visualização do efeito. Não é preciso pagar para ver o sinal em 3D do tipo UHF distribuído pela RedeTV!, segundo a emissora


Texto Anterior: Análise: Afetos reais também têm lugar nos ambientes virtuais
Próximo Texto: TV com 3D no mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.