São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

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Indústria acredita que tablet não vá substituir notebook

Categoria realmente ameaçada é a dos netbooks, que têm desempenho inferior

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A inevitável popularização dos tablets no Brasil não deverá ter efeitos importantes sobre a venda de notebooks, de acordo com executivos da indústria.
"Não vejo confronto direto entre os dois produtos", diz o gerente da área de notebooks da Samsung, Ricardo Domingues.
"Estão dizendo que os tablets vão acabar com os notebooks, mas já disseram também que os netbooks iam fazer o mesmo."
Curiosamente, a categoria verdadeiramente ameaçada pelo avanço dos tablets são justamente os netbooks -aparelhos de menor porte e desempenho inferior aos notebooks que se popularizaram nos últimos três anos.
"A tendência do netbook é desaparecer", diz Felipe do Couto Duarte, diretor de varejo da Lenovo.
"Tudo o que o netbook faz o tablet faz de maneira mais eficiente", diz Daniel Neiva, diretor do mercado de médias e pequenas empresas da Dell.

FUNÇÕES MAIS SIMPLES
O tablet -assim como o netbook- é considerado o aparelho ideal para funções mais simples, como navegação, comunicação e entretenimento.
É perfeito para levar em viagens, mas tem limitações para ser adotado como a principal máquina do usuário.
A falta de teclado físico e o relativamente baixo poder de processamento para tarefas mais exigentes dos tablets os fazem ficar para trás dos notebooks e desktops quando se exige produtividade das máquinas.
"Para um mercado ser bem sucedido, o outro não precisa ir mal", diz Raphael Vasquez, analista sênior da consultoria Gartner. "O tablet e o notebooks são produtos complementares."
De qualquer maneira, o tablet pode representar uma concorrência indireta aos notebooks pelo bolso do consumidor.
"Os tablets são uma opção, mas o preço no Brasil dos tablets ainda é muito alto", diz Vasquez.
"Alguma concorrência vai existir", diz Martim Juacida, analista da consultoria IDC. "Mas dizer que os tablets vão matar os notebooks é muita presunção."

INTERCÂMBIO
As futuras gerações de notebooks, por sinal, devem se beneficiar da experiência de uso dos tablets.
Os novos e futuros sistemas operacionais -como o Mac OS X Lion, lançado pela Apple na semana passada, e o substituto do Windows 7, ainda em início de desenvolvimento pela Microsoft- adotam soluções criadas ou popularizadas pelo iPad e por seus concorrentes.
Um exemplo é a forma de aquisição e instalação de aplicativos, que passa a ser feita de maneira simplificada em lojas virtuais mantidas pelas empresas. (JOÃO PAULO NUCCI)


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