São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem autorização, TV paga é exibida de graça no iPad

Aplicativos reproduzem vídeos de redes como BBC, ESPN, Fox, HBO e Sky

Emissoras estudam medidas para impedir transmissões piratas; programas driblam a rígida App Store

DE SÃO PAULO

O iPad é um bom aparelho portátil para ver televisão via internet. Não é pesado e tem tela com boa qualidade de imagem, bateria de longa duração e vários aplicativos que reproduzem conteúdo de TV.
Alguns deles transmitem vídeos de canais pagos ou sem autorização para exibição no Brasil, de redes como ABC, BBC, Discovery, ESPN, Fox, HBO, NBC e Sky.
Isso chama a atenção principalmente porque são aplicativos vendidos na App Store, loja on-line da Apple que tem certa fama pelo rigor do seu processo de verificação -todos os programas passam por avaliação da empresa antes de ser disponibilizados para o consumidor.
O mais popular aplicativo desse tipo no Brasil é o WatchTV HD, que lidera listas de programas para iPad mais baixados na App Store do país. Ele reproduz vídeos de emissoras de diversos lugares do mundo, como EUA, França, Rússia e Japão.
A lista do Reino Unido inclui conteúdo da BBC que normalmente não pode ser exibido em outros países. Entre as opções do Brasil, há canais fechados ---como ESPN HD, Fox e HBO--- e abertos ---como Cultura, RedeTV! e SBT.

OUTROS APLICATIVOS
SPB TV, TVU Player e theChanner são alguns aplicativos com funções semelhantes às do WatchTV HD.
Além de agregarem conteúdo televisivo de vários países, todos eles têm em comum uma interface algo tosca, com falhas de usabilidade, e, no geral, vídeos com baixa qualidade de áudio e imagem.
Há ainda váriosum sortimento de aplicativos chineses que oferecem, além de programas de TV, seriados e filmes sob demanda.
O PPTV tem, por exemplo, apresenta uma infinidade de títulos, que abrangem de produções de Hollywood a vencedores de festivais europeus, passando por séries asiáticas, sitcoms norte-americanas e animações japonesas. A interface é em chinês, mas é fácil se acostumar a ela.
A Folha entrou em contato com algumas redes de televisão que têm conteúdo reproduzido por alguns desses aplicativos para iPad. Até o fechamento desta edição, recebeu respostas da ESPN e da HBO.
A emissora esportiva disse que o WatchTV HD "não tem autorização da empresa no Brasil" para transmitir o seu conteúdo conteúdo de canais de canais" e que ela analisa quais medidas adotará.
A HBO declarou que "não disponibiliza seus conteúdos exclusivos para assinantes por meio de download ou acesso streaming pela internet". Ela considera como ilegal "a utilização de qualquer programa para acesso gratuito à sua programação" e diz que "tomará as medidas necessárias" para impedir isso.


Texto Anterior: Indústria acredita que tablet não vá substituir notebook
Próximo Texto: Aplicativos de TV na App Store
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.