São Paulo, domingo, 9 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCAS E PATENTES
Simpi faz consulta online para registro

VINÍCIUS PRECIOSO
da Reportagem Local

O empreendedor que pretende registrar uma marca pode, a partir de terça-feira, realizar a busca prévia na Internet, no site do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo).
A novidade faz parte do Inpi 2000, projeto de modernização e descentralização do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), autarquia federal responsável pelo registro de marcas e patentes no país.
A busca prévia ou de anterioridade é o primeiro passo para quem for entrar com o registro. Trata-se de uma pesquisa para saber se já existe uma marca similar à que será inscrita pelo empreendedor.
²
Gratuita
Apesar de parecer simples, até há pouco tempo essa solicitação tinha de ser feita em uma das delegacias ou representações do Inpi. Sua conclusão levava em média cinco dias e custava R$ 20. Além de ser gratuita, a busca pela Internet tem resposta imediata.
"O serviço está disponível para todas as empresas, mesmo as que não são associadas ao sindicato", afirma Joseph Couri, presidente do Simpi. Dentro de alguns meses, o instituto também disponibilizará no site do sindicato a busca prévia para patentes.
Além da busca prévia, em 30 dias os empreendedores também poderão entrar com o pedido de registro de marca -chamado de depósito- na sede do Simpi.
"Antes de colocar um produto no mercado, é importante registrar sua marca ou sua patente para que ele não seja copiado, e o empreendedor perca dinheiro", diz o presidente do instituto, Jorge Machado.
Além de estimular a descentralização, por meio de parcerias como a do Simpi, o projeto Inpi 2000 pretende reduzir a espera pelo registro de marcas e patentes.
Hoje, são necessários mais de dois anos para registrar uma marca. Para a patente, quatro anos. "Até o fim de 2000, o registro de marca deve estar acontecendo em um ano, e o de patentes, em dois, dentro da média internacional."
²
Novos postos O Inpi 2000 prevê ainda a inauguração de cem postos do instituto, dez só em São Paulo. Três já estão funcionando: São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campinas. "Estamos priorizando o Estado de São Paulo, pois ele representa 60% de nossa arrecadação", explica o presidente do Inpi.
Outro site onde podem ser realizadas buscas prévias é o da IBM. A vantagem é a que a pesquisa é feita internacionalmente.
²
IBM: www.ibm.com.br; Inpi: www.inpi.gov.br; Simpi: www.simpi.com.br.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.