São Paulo, domingo, 9 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma minipizzaria?

A pizza é um alimento muito popular e atrai os mais diversos tipos de consumidores. Quem quiser transformar esse prato já tão tradicional no Brasil em lucro tem três opções: montar uma pizzaria, um disque-pizza ou um carrinho adaptado com uma máquina.
Em todos os casos, é preciso encontrar um local de concentração de residências ou de grande movimento. Por isso, é sempre bom realizar uma pesquisa antes, principalmente para conhecer o perfil da região.
Qualidade no atendimento, agilidade na entrega, bons ingredientes, preço competitivo, cardápio variado e padrão de higiene são essenciais para disputar uma fatia desse mercado.
Os serviços gerais, como preparo da massa, checagem dos ingredientes e aquecimento do forno, devem começar três horas antes da abertura da casa.
Para divulgar o negócio, o empreendedor pode optar pela mala direta -que costuma dar bons resultados no ramo, principalmente para os disque-pizzas.
Um fornecedor importante são as fábricas de embalagens de papelão, que fazem as caixas para a entrega. A compra de ingredientes deve ser feita em atacadistas.
O investimento necessário para montar uma pequena pizzaria gira em torno de R$ 25 mil, e o capital de giro é de R$ 12 mil.
No caso do disque-pizza, é necessário contratar entregadores -que podem utilizar suas próprias motos ou bicicletas- e ter, no mínimo, duas linhas de telefone. Algumas pizzarias utilizam computadores para registrar os pedidos.

Ligue Sebrae-SP: 0800-780202.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas ao caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.