São Paulo, domingo, 12 de março de 2000



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Apostas de licenciamento 2000



Desenhos, filmes e seriados que chegam ao país podem incrementar vendas do seu negócio


ROSANGELA DE MOURA
free-lance para a Folha

Quem ainda não conhece As Meninas Superpoderosas, Digimon e "Titan" é bom começar a ficar atento para não perder a chance de faturar com produtos licenciados em 2000 e, pior, ver o concorrente sair na frente.
Os personagens desses três desenhos animados, entre outros, estão sendo preparados por seus agentes para virar as novas grifes nos pontos-de-venda brasileiros.
Florzinha, Lindinha e Docinho são as três adolescentes do desenho animado As Meninas Superpoderosas, exibido diariamente no SBT e no canal pago Cartoon Network.
A Imagine Action -que tem os direitos de comercialização do desenho animado no Brasil- passou a licenciar o trio neste mês, com royalties que variam de 3% a 10% sobre as vendas.

Crianças
Segundo o licenciador, os produtos serão destinados principalmente a crianças de 4 a 12 anos.
Lançado recentemente nos Estados Unidos, o desenho japonês Digimon chegará ao Brasil no segundo semestre com a missão de acabar com a febre do Pokémon -ou pelo menos disputar a preferência das crianças de 5 a 10 anos, por meio de produtos como brinquedos, materiais escolares, calçados e roupas.
Nesse novo desenho, os monstrinhos evoluem dependendo do vilão que enfrentam. A série está sendo negociada com a Rede Globo e tem como agente no Brasil a empresa Dalicença.
As novidades não ficam por aí. No dia 30 de junho, a 20th Century Fox promove a estréia brasileira do filme "Titan", que conta a história dos poucos humanos que sobrevivem após um ataque alienígena.
A Redibra, que licencia o filme no Brasil, quer transformar a aventura em produtos para serem consumidos por meninos de 6 a 13 anos.
Pelas regras do licenciamento, as empresas interessadas em fabricar produtos com a logomarca de um artista devem fechar um acordo com o agente licenciador, que pode garantir exclusividade de fabricação, e pagar royalties sobre as vendas.
Atualmente, os principais ramos que trabalham com produtos licenciados no Brasil são os de alimentação, artigos de festas e escolares, brinquedos, calçados, confecção e editorial.

Clássicos
Muitos personagens clássicos, ou os já conhecidos no mercado de licenciamento, vão receber tratamento especial e ganhar mais exposição na mídia durante 2000.
Os Simpsons vão comemorar dez anos de existência com uma grande festa, em outubro, em Los Angeles (EUA).
Além da reapresentação diária de cada um dos 200 episódios, o canal Fox exibe um episódio inédito da série todos os domingos.
Já o conhecido homem-morcego, o Batman, vai ganhar uma roupagem futurista e uma nova série na TV, que tem previsão de estrear no Brasil no segundo semestre deste ano.


Dalicença: 0/xx/11/3872-8841; Imagine Action: 0/xx/11/3871-1230; Redibra: 0/xx/11/ 5730-4976.



Próximo Texto: Senninha disputa a "pole position" no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.