São Paulo, domingo, 12 de março de 2000



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Senninha disputa a "pole position" no Brasil

free-lance para a Folha

Os personagens da Turma da Mônica e, principalmente, o Senninha, desenho animado que retrata as aventuras do ex-piloto Ayrton Senna, são as maiores apostas do setor de licenciamento entre as grifes genuinamente brasileiras.
Nos dois casos, programas de TV serão poderosos aliados para aumentar o interesse de licenciadores e consumidores.
O Instituto Ayrton Senna, dono da grife homônima, criou um desenho animado com o personagem -já conta com 13 episódios.
O canal Futura adquiriu 60 vinhetas educativas com o Senninha e pretende exibi-las a partir deste mês. Já a série vai fazer parte da programação infantil da Rede Globo no segundo semestre.
Hoje, o instituto já conta com 48 empresas licenciadas, que fabricam 250 produtos diversos. O faturamento, no ano passado, só com o Senninha, foi de R$ 3 milhões, diz Celso Lemos, diretor do Instituto Ayrton Senna.
Lemos disse ainda que o total dos royalties arrecadados, que giram de 5% a 10% sobre as vendas, são destinados a causas sociais. "Nossa meta é dobrar o faturamento neste ano."
Outra turma que finalmente sai dos quadrinhos para a televisão é a dos amigos Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento, personagens de Mauricio de Sousa. A Rede Globo vai exibir um programa, desta vez com bonecos, a partir de agosto.

Instituto Ayrton Senna: 0/xx/11/ 6950-7466; Mauricio de Sousa: 0/xx/ 11/861-2044.


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