São Paulo, domingo, 12 de março de 2000



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA-SEBRAE
Como montar uma escola de culinária

O prazer de preparar e degustar uma comida saborosa sempre despertou a curiosidade das pessoas. Isso faz das escolas de culinária uma boa oportunidade de negócio para os empreendedores que entendem de gastronomia.
O primeiro passo é montar a sala de aula. Ela deve ser em uma cozinha espaçosa, com paredes revestidas de azulejos até dois metros do chão e piso cerâmico, liso e impermeável.
As mesas e balcões podem ser de fórmica, aço ou granito -o importante é que o material seja impermeável.
A higiene é um aspecto primordial. O local e os utensílios usados para o aprendizado devem estar sempre limpos.
Os produtos precisam ser manuseados e armazenados corretamente para impedir qualquer tipo de contaminação e deterioração.
Para atrair o maior número de alunos, a escola pode ensinar diferentes tipos de culinária, como a japonesa, a francesa ou a italiana.
A tendência, atualmente, é o ensino de pratos "light", com menos calorias e baixo colesterol. Os cursos podem ser elaborados de acordo com o interesse dos participantes.
Para promover o negócio, o empreendedor pode enviar malas diretas, distribuir panfletos e anunciar em jornais de bairro.
Em geral, os fornecedores são os atacadistas e supermercados. Para vencer a concorrência, é aconselhável aproveitar as datas festivas -Natal, Páscoa e feriados- para organizar cursos especiais.

Sebrae-SP: 0800-780202.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.



Texto Anterior: Franchising: Número de lojas de franquias cresce 6,6%
Próximo Texto: Inovar é receita de sucesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.