São Paulo, domingo, 12 de março de 2000



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA PRÁTICA
Inovar é receita de sucesso

da Reportagem Local

A grande variedade de cursos e a paixão pela cozinha foram os temperos da receita de sucesso da empresária Wilma Kövesi, 74, que há 18 anos mantém uma escola com o seu nome, em São Paulo.
"Comecei em uma edícula que, apesar de pequena, tinha estacionamento para vários carros", conta. "Montei a escola fora de casa, pois desde o princípio queria que fosse uma empresa, e não um bico."
Suas primeiras clientes foram estudantes universitárias que queriam agradar aos seus namorados. "Acho que deu certo, pois todas casaram e continuam minhas alunas." Paralelamente, ela dava aulas de congelados -moda na época.
Para divulgar os cursos, Wilma acionou seus contatos do tempo em que trabalhava como secretária-executiva da área de eventos.
Sempre com o intuito de inovar, a empresária passou a convidar chefs de restaurantes famosos para ministrar aulas na escola. Depois, vieram os cursos para homens, crianças e empregadas domésticas.
À medida que a escola crescia, Wilma passou a contar com a ajuda de sua filha, Elizabeth, para cuidar da parte administrativa. "Não me lembro de quanto minha mãe investiu para montar o negócio, mas acredito que uma boa escola comece com R$ 30 mil", diz.
Outra dica diz respeito aos produtos utilizados nas aulas, que são comprados em supermercados. Wilma possui patrocinadores, mas ressalta que "é importante não vincular uma receita ao produto".
Mãe e filha não falam em faturamento, mas dizem que o preço médio da aula é de R$ 98.

Wilma Kövesi: 0/xx/11/282-9151.


Texto Anterior: Folha-Sebrae: Como montar uma escola de culinária
Próximo Texto: Tecnologia: Projeto estimula união de empresas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.