São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 1999

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Além da bebida, cliente quer simpatia e rapidez

da Reportagem Local

Investir no atendimento é uma das formas de criar um bom diferencial para o bar.
Na hora de contratar, opte por profissionais com experiência ou que saíram de escolas preparatórias, como a do Senac.
Fabiana Silva Diaz, 26, proprietária do Ó do Borogodó, sofreu até montar a equipe ideal. "No início, eu mesma atendia aos clientes. Com o aumento do movimento, chamei alguns amigos que trabalhavam como free-lancers."
Foi aí que os problemas começaram. "Eles não se sentiam obrigados a trabalhar e me deixavam na mão. Alguns davam cerveja de graça para os conhecidos."
Hoje, ela só contrata profissionais com experiência e paga um salário fixo, mais os 10% da gorjeta. Essa é a praxe de outras casas, que dividem não só o serviço obrigatório, mas também a "caixinha".
Na hora de contratar, simpatia e iniciativa são as características que mais contam. Cheque se o garçom tem agilidade para carregar bandejas e se gosta de lidar com pessoas.



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