São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA SEBRAE

Como montar uma miniusina de laticínios?

O empreendedor que deseja montar uma pequena usina de laticínios deve, em primeiro lugar, ficar atento ao local de instalação do negócio. Por causa da higiene, ele deve ficar distante de qualquer fonte produtora de odores.
As áreas de produção e administrativa devem contar com pelo menos 300 m2. Também é interessante reservar um espaço para a circulação de veículos, permitindo a entrada e a saída de produtos.
Além de leite, a empresa poderá produzir manteiga, requeijão, doces e queijos.
O investimento inicial para montar um negócio no ramo gira em torno de R$ 240 mil. Esse valor pode variar de acordo com a estrutura da empresa, número de funcionários, reformas ou aluguel.
Para colocar a usina em funcionamento, será necessário contratar pelo menos 27 funcionários (24 para a área operacional e o restante para a administrativa).
O equipamento necessário envolve uma série de máquinas específicas para esse setor, tais como tanques, bombas, centrifugadoras, filtros industriais e conjunto de pasteurização.
Para efetuar a legalização, o empreendedor deve encaminhar a documentação à Jucesp (Junta Comercial do Estado), à Secretária da Fazenda e à prefeitura.

Ligue Sebrae-SP: 0800-780202; Nasce: (011) 3666-4788


As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para o caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.