São Paulo, domingo, 21 de março de 1999

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Plano de negócios é primordial

da Reportagem Local

Primordial na hora de pedir um financiamento, o plano de negócios costuma ser a principal causa do fracasso das empresas que buscam recursos.
No plano, o empreendedor vai descrever o seu negócio e mostrar onde vai ser aplicado o dinheiro da linha de crédito. Por meio das metas de vendas e estratégias de marketing, ele também deve indicar como serão arrecadados os recursos para amortizar a dívida.
"A dificuldade em montar o plano não está na redação, mas na pesquisa de mercado, que avalia os clientes em potencial", afirma Caio Angarita Silva, consultor do ITS.
Segundo Silva, as pequenas empresas não podem destacar um funcionário só para elaborar o plano. "Elas também não têm dinheiro para pagar uma consultoria. Um bom plano chega a custar entre R$ 30 mil e R$ 40 mil."
O plano deve detalhar a história da empresa, a evolução de seus negócios e da carteira de clientes, a estruturação da equipe, o tipo de produto, qual o seu mercado potencial e a política de preços.
Nele também devem constar a projeção financeira do negócio, as metas de vendas e números, ou seja: balanços, fluxos de caixa, quadro de endividamento e amortização do financiamento da empresa.
"Não é simples e deve ser rico em detalhes. Alguns chegam a ter de 100 a 200 folhas. Um plano bem feito serve até como um cartão de visitas da empresa, que pode ser apresentado inclusive para os fornecedores."



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