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Plano de negócios é primordial
da Reportagem Local
Primordial na hora de pedir um
financiamento, o plano de negócios costuma ser a principal causa
do fracasso das empresas que buscam recursos.
No plano, o empreendedor vai
descrever o seu negócio e mostrar
onde vai ser aplicado o dinheiro da
linha de crédito. Por meio das metas de vendas e estratégias de marketing, ele também deve indicar
como serão arrecadados os recursos para amortizar a dívida.
"A dificuldade em montar o plano não está na redação, mas na
pesquisa de mercado, que avalia os
clientes em potencial", afirma Caio
Angarita Silva, consultor do ITS.
Segundo Silva, as pequenas empresas não podem destacar um
funcionário só para elaborar o plano. "Elas também não têm dinheiro para pagar uma consultoria.
Um bom plano chega a custar entre R$ 30 mil e R$ 40 mil."
O plano deve detalhar a história
da empresa, a evolução de seus negócios e da carteira de clientes, a
estruturação da equipe, o tipo de
produto, qual o seu mercado potencial e a política de preços.
Nele também devem constar a
projeção financeira do negócio, as
metas de vendas e números, ou seja: balanços, fluxos de caixa, quadro de endividamento e amortização do financiamento da empresa.
"Não é simples e deve ser rico em
detalhes. Alguns chegam a ter de
100 a 200 folhas. Um plano bem
feito serve até como um cartão de
visitas da empresa, que pode ser
apresentado inclusive para os fornecedores."
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