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Folha Sebrae
Como montar um telemarketing?
Olinda Rodrigues, Belém (PA)
Para montar um serviço de telemarketing, é preciso observar as
normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.
Primeiro, o empreendedor deve
procurar uma consultoria especializada no ramo para estudar a viabilidade de seu projeto.
O serviço é fundamental para o
trabalho de vendas externas, promoções, processos publicitários,
cadastros, campanhas e eventos.
É importante ainda que a mão-de-obra receba um treinamento na
área de atendimento a clientes.
Os requisitos básicos para que o
operador de telemarketing execute
um bom trabalho incluem dicção
perfeita e uso de uma linguagem
específica para o trabalho.
O local da empresa não é motivo
de preocupação para o futuro empresário, já que o serviço é oferecido diretamente ao cliente.
Mas é importante que a área seja
adequada ao trabalho. Ruídos externos ou tráfego intenso de veículos podem acabar prejudicando a
função dos operadores.
O número de funcionários irá
depender do volume de trabalho e
de clientes da empresa.
Já o investimento inicial varia de
acordo com o tipo de trabalho de
telemarketing, que pode ser ativo
(fazer chamadas) ou receptivo (receber ligações).
Por isso é importante fazer uma
análise dos recursos disponíveis
para atender as suas reais necessidades.
O valor pode variar de acordo
com a estrutura e o aluguel do
imóvel, levando em consideração
também a quantidade e o modelo
dos equipamentos e móveis.
Para efetuar a legalização de uma
empresa de telemarketing, é necessário procurar a Junta Comercial do Estado (Jucesp), a Receita
Federal e a Secretaria da Fazenda.
Na prefeitura, são obtidas as informações necessárias sobre o alvará de funcionamento e a lei de
zoneamento.
A Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) pode oferecer informações sobre o mercado de novos empreendimentos -tel. (011)
3107-1955.
Mais esclarecimentos sobre a
abertura de empresas, financiamentos, pesquisa de fornecedores,
cursos de gerenciamento e palestras podem ser encontrados no Ligue Sebrae-SP ou em uma das 38
agências em todo o Estado.
²
Ligue Sebrae-SP: 0800-780202.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas ao caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar,
CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe
técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.
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