São Paulo, domingo, 21 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha Sebrae
Como montar um telemarketing?

Olinda Rodrigues, Belém (PA)

Para montar um serviço de telemarketing, é preciso observar as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.
Primeiro, o empreendedor deve procurar uma consultoria especializada no ramo para estudar a viabilidade de seu projeto.
O serviço é fundamental para o trabalho de vendas externas, promoções, processos publicitários, cadastros, campanhas e eventos.
É importante ainda que a mão-de-obra receba um treinamento na área de atendimento a clientes.
Os requisitos básicos para que o operador de telemarketing execute um bom trabalho incluem dicção perfeita e uso de uma linguagem específica para o trabalho.
O local da empresa não é motivo de preocupação para o futuro empresário, já que o serviço é oferecido diretamente ao cliente.
Mas é importante que a área seja adequada ao trabalho. Ruídos externos ou tráfego intenso de veículos podem acabar prejudicando a função dos operadores.
O número de funcionários irá depender do volume de trabalho e de clientes da empresa.
Já o investimento inicial varia de acordo com o tipo de trabalho de telemarketing, que pode ser ativo (fazer chamadas) ou receptivo (receber ligações).
Por isso é importante fazer uma análise dos recursos disponíveis para atender as suas reais necessidades.
O valor pode variar de acordo com a estrutura e o aluguel do imóvel, levando em consideração também a quantidade e o modelo dos equipamentos e móveis.
Para efetuar a legalização de uma empresa de telemarketing, é necessário procurar a Junta Comercial do Estado (Jucesp), a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda.
Na prefeitura, são obtidas as informações necessárias sobre o alvará de funcionamento e a lei de zoneamento.
A Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) pode oferecer informações sobre o mercado de novos empreendimentos -tel. (011) 3107-1955.
Mais esclarecimentos sobre a abertura de empresas, financiamentos, pesquisa de fornecedores, cursos de gerenciamento e palestras podem ser encontrados no Ligue Sebrae-SP ou em uma das 38 agências em todo o Estado.
²
Ligue Sebrae-SP: 0800-780202.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas ao caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.