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Treinamento de pessoal é fundamental
free-lance para a Folha
Há sete anos, o empresário Alexandre Jau, 43, desembolsou US$
30 mil para montar uma empresa
de telemarketing em São Paulo.
No ano passado, o faturamento
da TMKT foi de R$ 11,8 milhões
-o lucro não foi divulgado.
O crescimento da empresa pode
ser observado ainda em seu tamanho. No primeiro ano, a TMKT
funcionava em uma sala de 80 m2,
com 19 funcionários. Hoje, tem
uma sede de 3.000 m2 e conta com
mais de 470 empregados.
Na opinião do empresário, a implantação de uma empresa de telemarketing depende de três fatores:
banco de dados, tecnologia e recursos humanos.
"O treinamento do pessoal é o fator mais complicado, porque hoje
não se consegue mão-de-obra
qualificada", afirma Jau, que atua
como presidente do Sindicato das
Empresas de Telemarketing.
²
Currículo
De acordo com o empresário, de
cada 26 interessados que mandam
seus currículos à TMKT, apenas 1 é
selecionado para treinamento, que
demora dois meses.
O empresário oferece algumas
dicas ao futuro empreendedor,
classificadas por ele como "orientações de conduta": não fazer chamadas depois das 21h30 nem aos
domingos.
Além da escassez de mão-de-obra qualificada, outra dificuldade
em montar um serviço de telemarketing, segundo Jau, é encontrar
um prédio com boa instalação e infra-estrutura em um local com disponibilidade de linhas telefônicas
e sem barulho.
"Na época em que fui instalar a
TMKT, outras empresas absorveram as linhas disponíveis da região", diz.
O setor de telemarketing deve ter
um crescimento de 22% neste ano,
com um movimento de R$ 44 bilhões, segundo o empresário. "É
uma área bastante técnica, que exige muito do empreendedor."
TMKT: (011) 3981-5220.
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