São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000



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GERENCIAMENTO
Restaurantes usam festivais, brindes, descontos e apoio a eventos culturais para driblar a concorrência
Promoções entram no cardápio

SORAIA NIGRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A capital nacional da gastronomia brinda seus moradores e visitantes com vários restaurantes, que estão criando promoções para atrair cada vez mais clientes. Para isso, utilizam como principais armas festivais gastronômicos, brindes, dia do nhoque da sorte e apoio a eventos.
Quem possui um restaurante ou pretende abrir um vai gastar a partir de R$ 20 -preço de uma faixa- para entrar na disputa. Para os mais abastados, o investimento começa em R$ 1.300, custo médio mensal dos serviços de uma assessoria de imprensa.
Um dos adeptos dessa prática é o Mamarana, em Higienópolis, região central de São Paulo. Há três anos, o restaurante aposta no Festival do Risoto, sempre nos meses de agosto e setembro.
"Criamos o primeiro festival para divulgar a casa. Deu tão certo que o Mamarana virou referência em risotos", diz a proprietária, Alessandra Muniz de Mello, 29.
Ela investe, anualmente, cerca de R$ 3.000 na criação de risotos para o festival (são 20 tipos) e na divulgação. "Enviamos fax e malas-diretas para clientes antigos."
Com um faturamento médio de R$ 70 mil, nos meses de agosto e setembro o Mamarana vê esse valor aumentar em cerca de 40%.

Pizza de mortadela
Outro estabelecimento, o Artesanal Pizza & Bar, inaugurado em dezembro, no Tatuapé (zona sudeste de São Paulo), resolveu investir em novos produtos.
O proprietário da casa, Paulo César Giatti, 40, lançou a Única, uma pizza de mortadela. Além disso, o cliente que pedir uma pizza grande ou uma pequena ganha uma garrafa de vinho ou meia garrafa, respectivamente.
Foram gastos R$ 9.000 com a compra dos vinhos, insumos para as pizzas, gráfica e divulgação. Atualmente, o faturamento mensal da pizzaria é R$ 60 mil, e Giatti estima aumentá-lo em 10% nos três meses da promoção. Ele espera faturar R$ 18 mil a mais, com lucro líquido de R$ 9.000.
"Com isso, esperamos atrair novos frequentadores", diz Giatti, que atende 3.000 clientes por mês e quer conquistar mais 900.

Artesanal Pizza & Bar: 0/xx/11/293-6162; Mamarana: 0/xx/11/ 3661-8799.


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