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GERENCIAMENTO
Restaurantes usam festivais, brindes, descontos e apoio a eventos culturais para driblar a concorrência
Promoções entram no cardápio
SORAIA NIGRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA
A capital nacional da gastronomia brinda seus moradores e visitantes com vários restaurantes,
que estão criando promoções para atrair cada vez mais clientes. Para isso, utilizam como principais armas festivais gastronômicos, brindes, dia do nhoque da
sorte e apoio a eventos.
Quem possui um restaurante ou
pretende abrir um vai gastar a
partir de R$ 20 -preço de uma
faixa- para entrar na disputa.
Para os mais abastados, o investimento começa em R$ 1.300, custo
médio mensal dos serviços de
uma assessoria de imprensa.
Um dos adeptos dessa prática é
o Mamarana, em Higienópolis,
região central de São Paulo. Há
três anos, o restaurante aposta no
Festival do Risoto, sempre nos
meses de agosto e setembro.
"Criamos o primeiro festival para divulgar a casa. Deu tão certo
que o Mamarana virou referência
em risotos", diz a proprietária,
Alessandra Muniz de Mello, 29.
Ela investe, anualmente, cerca
de R$ 3.000 na criação de risotos
para o festival (são 20 tipos) e na
divulgação. "Enviamos fax e malas-diretas para clientes antigos."
Com um faturamento médio de
R$ 70 mil, nos meses de agosto e
setembro o Mamarana vê esse valor aumentar em cerca de 40%.
Pizza de mortadela
Outro estabelecimento, o Artesanal Pizza & Bar, inaugurado em
dezembro, no Tatuapé (zona sudeste de São Paulo), resolveu investir em novos produtos.
O proprietário da casa, Paulo
César Giatti, 40, lançou a Única,
uma pizza de mortadela. Além
disso, o cliente que pedir uma pizza grande ou uma pequena ganha
uma garrafa de vinho ou meia
garrafa, respectivamente.
Foram gastos R$ 9.000 com a
compra dos vinhos, insumos para
as pizzas, gráfica e divulgação.
Atualmente, o faturamento mensal da pizzaria é R$ 60 mil, e Giatti
estima aumentá-lo em 10% nos
três meses da promoção. Ele espera faturar R$ 18 mil a mais, com
lucro líquido de R$ 9.000.
"Com isso, esperamos atrair novos frequentadores", diz Giatti,
que atende 3.000 clientes por mês
e quer conquistar mais 900.
Artesanal Pizza & Bar: 0/xx/11/293-6162; Mamarana: 0/xx/11/ 3661-8799.
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