São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000



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RESTAURANTES
Segundo consultora, panfleto bem produzido dá retorno de 2%; 10 mil folhetos coloridos custam R$ 1.550
Faixa e mala-direta ajudam na divulgação

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Uma mala-direta bem produzida dá um retorno de 2%. Assim, para fisgar 20 novos clientes, é preciso distribuir cerca de 2.000 impressos. Os números são da consultora Ana Vecchi, 37, sócia da Vecchi & Ancona.
"Esse retorno é garantido se a mala-direta for bem elaborada e distribuída para as pessoas certas", explica. Por isso é importante definir o público-alvo.
Outra dica da consultora é associar pratos novos e promoções especiais a eventos como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Já os festivais gastronômicos, além de atraírem novos clientes, ajudam a fixar o nome do restaurante.
Para Gustavo Carrer Azevedo, 30, consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a solução para quem não possui muito capital é investir em faixas e panfletos. "Se o local tiver bom fluxo de pedestres, a faixa dará melhor retorno. Caso contrário, os panfletos são a saída."
Para o consultor, o problema da mala-direta é que ela precisa ser bem produzida e custa caro -10 mil folhetos quatro cores, por exemplo, custam em torno de R$ 1.550 (veja quadro ao lado). Outra dica é procurar empresas da região e oferecer descontos.

Público-alvo
Edgar Ribeiro, 33, proprietário do restaurante Racine Grill e Beer, que funciona no shopping Light, centro de São Paulo, pôs em prática a teoria dos consultores.
Ele mapeou seu público-alvo -executivos que trabalham na região- e encaminhou malas-diretas. O empresário também dá descontos em drinques durante o happy hour.
Ousado, Ribeiro calcula que em seis meses de funcionamento já gastou cerca de R$ 25 mil na divulgação, incluindo a contratação de uma assessoria de imprensa e de uma promotora, que visita as empresas da região.
O investimento, segundo ele, compensa. "Temos condições de receber cerca de 150 pessoas, e a casa está sempre cheia."
Mesmo assim, ele prefere não falar em lucros. "O investimento em um restaurante é grande, e, nos primeiros meses, tudo o que entra é reinvestido no próprio negócio."
(SORAIA NIGRO)

Racine: 0/xx/11/256-1373; Sebrae-SP: 0800-780202; Vecchi & Ancona: 0/xx/ 11/3841-9676.


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