São Paulo, Domingo, 23 de Janeiro de 2000



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA - SEBRAE

Como montar uma fábrica de velas?

O mercado de velas está em alta. As velas tradicionais, que eram vendidas somente em supermercados, são comercializadas em floriculturas, quitandas e lojas de artigos religiosos.
As velas mais criativas, como as aromáticas com formas diversificadas e decoradas, adquiriram espaço em lojas de presentes, shopping centers e lojas de decoração.
Um fator que atrai empreendedores para a abertura de uma fábrica de velas é a simplicidade no processo de produção, além de não exigir alto investimento nem mão-de-obra qualificada.
Mas, para entrar no ramo e enfrentar a concorrência, é preciso planejar uma empresa com tecnologia e produção que consiga ter baixos custos.
O empreendedor também deve ter alguns cuidados quando for adquirir a matéria-prima da vela -a parafina-, por se tratar de um produto monopolizado.
Manter uma quantidade equilibrada do produto em estoque é uma providência que deixa tranquilo o empreendedor e não compromete os pedidos e as entregas.
Os equipamentos básicos para a instalação de uma fábrica de velas são: máquinas semi-automáticas, bancadas e acessórios para o acabamento dos produtos.
Para o escritório serão necessários telefone/fax, computador e arquivo, entre outros itens.
Para a entrega dos pedidos, um veículo utilitário. O empresário irá dividir a função de administração e comercialização e deverá contratar dois ajudantes.


Sebrae-SP: 0800-780202.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.




Texto Anterior: Crise do real impede acordo
Próximo Texto: "Distribuição é muito difícil'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.