São Paulo, Domingo, 24 de Outubro de 1999
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NA PRÁTICA

Visual e sabor são atrativos

free-lance para a Folha

Para se diferenciar no ramo de cafeterias, o sócio da Tribuna Café, Eduardo de Moraes Junqueira, 44, decidiu, em janeiro, abrir sua loja "como manda o figurino".
Para isso, investiu R$ 70 mil no ponto de 90 m2 entre reformas e equipamentos. "O visual incentiva os clientes a provar os cafés e a permanecer na loja", explica. A cafeteria tem quatro funcionários e o café expresso custa R$ 0,60. "Atendemos cerca de 500 pessoas e vendemos 200 cafés por dia."
Por estar próxima do Fórum João Mendes, no centro, os maiores frequentadores são juízes, advogados e estagiários. "Eles vêm tomar um cafezinho enquanto lêem seus processos", brinca Junqueira, que acredita que sua loja pertença a um nicho pouco explorado, uma vez que oferece sanduíches e pratos quentes. "Antes, ou a pessoa comia num restaurante caríssimo ou num boteco."
Na hora de montar, o mais indicado é alugar a máquina de café. "Pago R$ 250 mensais por um equipamento importado que custaria R$ 16 mil", diz. "Em caso de conserto, a máquina é substituída rapidamente pelo fornecedor."
Neste segmento, o sucesso depende da localização. "O ponto é 100% do negócio", exagera Junqueira. "Locais de passagem próximos de empresas e escritórios são os ideais", explica. "Ao contrário, os localizados em grandes avenidas não são rentáveis, pois as pessoas passam apressadas."
O candidato a empresário deve atentar para a duração do contrato e o valor do aluguel. "É aconselhável optar por prazos longos, para dar tempo de formar uma clientela fiel." O cálculo do aluguel deve ser feito com base em pesquisas. "O valor mensal não pode ultrapassar a soma estimada de três dias de faturamento", ensina Junqueira. (TAb)


Tribuna Café: 0/xx/11/3104-5252




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