São Paulo, Domingo, 31 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Selo de ação antipirataria chega ao mercado brasileiro

ROSANGELA DE MOURA
free-lance para a Folha

Um selo desenvolvido pelo Inadec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor) e impresso pela Casa da Moeda é a nova arma a ser utilizada no combate aos produtos pirateados no Brasil.
O selo foi apresentado na última semana, em São Paulo, durante um seminário de licenciamento. O uso será destinado principalmente para itens como CDs e outros produtos licenciados.
Segundo o deputado federal Celso Russomano (PPB-SP), presidente do Inadec, a proporção de venda de CDs no país é de 1 original para cada 3 falsificados.
""Para adquirir o selo, a empresa terá de fazer um convênio com o Inadec. Cada unidade vai custar R$ 0,09 e será entregue ao fabricante pela própria Casa da Moeda", disse Russomano.
Vários recursos tecnológicos foram usados para dificultar a falsificação. O selo é confeccionado pelo sistema de impressão calcográfico -utiliza tinta tálio-doce, principal elemento gráfico para dificultar a cópia, pois muda de cor conforme a posição do selo.
A estampa tem ainda o símbolo da Justiça, um número de série, o nome do fabricante e o segmento no qual atua.
O instituto vai oferecer um serviço telefônico de identificação dos produtos, além de advogados especializados para ações de busca e apreensão.

Inadec: 0/xx/11/5062-6418 ou 0/xx/11/5061-0041.


Texto Anterior: Leilão: Entidades vendem 145 imóveis em SP
Próximo Texto: Folha Sebrae: Como montar uma cafeteria?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.