Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Automóveis raros dão um show de elegância

Em agosto, Pebble Beach é invadida pelos bólidos mais caros do passado

Em um campo de golfe na Califórnia, é possível ver Talbots e Bentleys do pré-Guerra, além de Jaguares e Ferraris

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É comum observar o carro contemporâneo como vilão, agente causador de diversos dos problemas das grandes metrópoles, como poluição e congestionamentos.

Hoje popular, até os anos 1950, porém, época em que a as estradas eram mais vazias, o automóvel trazia consigo, muitas vezes, uma aura de luxo e glamour.

É natural, portanto, que um dos eventos mais prestigiados de antigomobilismo mundial aconteça, justamente, numa das regiões mais aristocráticas da costa oeste dos Estados Unidos.

Todo mês de agosto, o campo de golfe de Pebble Beach, no condado de Monterey, na Califórnia, é tomado pelos modelos automotivos mais caros do passado -desde luxuosos Talbots e Bentleys do pré-Guerra até esportivos Jaguares e Ferraris saídos das pranchetas do estúdio de design italiano Pininfarina.

O evento, que ocorre a aproximadamente 190 km ao sul de San Francisco, tem seu auge no Concours d'Elegance, competição em que os automóveis são julgados por quesitos como autenticidade e estilo.

Mas esse é apenas o ponto culminante de uma semana repleta de desfiles, de exibições e de leilões.

ONZE VEZES

"É preciso se dividir em três para acompanhar tudo o que acontece", diz Júlio Alberto Penteado, expert em carros antigos que já foi 11 vezes ao evento de Pebble Beach, a última delas neste ano.

"Sempre me perguntam por que eu vou todo ano. Muita gente não sabe que tudo muda de uma edição para a outra, que os carros são diferentes, os temas das exposições são diferentes", afirma.

Penteado aproveita a viagem para visitar museus do gênero, como o Black Hawk (www.blackhawkmuseum.org), em Danville, próximo a San Francisco, e o Petersen (www.petersen.org), no centro de Los Angeles. Esta última cidade é a "meca das peças de autos antigos", segundo ele.

A 25 km de Pebble Beach e durante a mesma semana, no autódromo de Laguna Seca, diversos carros de competição de décadas passadas são reunidos para uma série de corridas.

No paddock, ocasionalmente circulam ex-pilotos europeus e norte-americanos famosos, como é o caso de Bobby Rahal, campeão da F-Indy, e de Brian Redman, mais bem-sucedido em corridas de protótipos.

As provas que acontecem na pista não são mera exibição -e toques e batidas podem causar prejuízos de milhões de dólares.

PEBBLE BEACH

A elegância sobre rodas diz presente ao show automobilístico realizado anualmente num campo de golfe californiano. Ali, só carros antigos clássicos e modelos históricos fazem jus ao convite para mostrar suas curvas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.