Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Confira sites para auxiliar quem planeja uma viagem até Manaus

Garimpar informações sobre capital do Amazonas pede esforço

DE SÃO PAULO

Manaus não é um destino fácil para quem aposta na internet para planejar sua viagem. As principais atrações turísticas estão descritas no site da Secretaria de Cultura do Estado (www.cultura.am.gov.br), mas a página não é voltada para o turismo.

Isso significa que há informação de endereços, telefones e horários de funcionamento, mas não há, por exemplo, preços atualizados ou a programação dos teatros e centros culturais.

Mesmo o famoso teatro Amazonas não tem um site oficial próprio. O portal oficial de turismo do Estado, o Visit Amazonas (www.visitamazonas.am.gov.br), também lista os principais atrativos da cidade, mas não fornece dados de serviço, como horários e endereços. Nenhum deles conta com a possibilidade de interação dos leitores, sem espaço para comentários, avaliações de atrações e dicas.

Entre os sites não oficiais, um bom endereço a ser visitado é o Manaus Online (www.manausonline.com), que inclui descrições breves das principais atrações turísticas da cidade e links para galerias de fotos.

O forte do site é o serviço: há listas de bares, restaurantes, casas noturnas, sorveterias, casas de câmbio, caixas eletrônicos e tantas mais. A página ainda exibe uma agenda com os eventos do mês na cidade.

Outro site interessante é o do porto de Manaus (www.portodemanaus.com.br), que conta a longa história e o desenvolvimento do local e registra os níveis atuais e históricos das águas do rio Negro, remontando ao ano de 1902. Há ainda uma lista de embarcações previstas e tarifas para navegação regional.

Quem pretende aproveitar ao máximo a culinária regional deve visitar a área do site Food Brasil dedicada a Manaus (www.foodbrasil.com.br/manaus.aspx), que lista 341 locais para comer e beber na cidade, com comentários e avaliações dos leitores. O mecanismo de busca permite selecionar locais pelo tipo de cozinha, pela especialidade, pelo tipo de estabelecimento (restaurante, lanchonete etc.) e por bairro.

Se a pedida é aproveitar o agito da cidade, não deixe de visitar também o site Manaus Mais (www.manausmais.com.br), com programações de shows, teatros e cinemas e indicações de restaurantes e casas noturnas e dicas de passeios.

Por fim, quem é fluente em inglês entrar no site Manaus.info (www.manaus.info), que concentra informações turísticas voltadas para o turista estrangeiro, mas pode ajudar bastante também os viajantes brasileiros rumo à capital do Amazonas.

AS MELHORES VIAGENS DA ITÁLIA

Dorling Kindersley

EDITORA Publifolha

QUANTO R$ 89,90 (336 págs.)

Parte da coleção "As Melhores Viagens", o guia lista atrações turísticas para cada mês do ano, divididas por temas, além de roteiros de um a sete dias. Informações úteis como clima e hospedagem e dicas práticas para o viajante.

BRASIL NATURAL

Valdemir Cunha

EDITORA Origem

QUANTO R$ 98 (216 págs.)

O livro traz fotos de Valdemir Cunha clicadas em regiões do Pantanal, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Chapada Diamantina, monte Roraima, Foz do Iguaçu e cânions da região Sul do país. Textos do jornalista e escritor Xavier Bartaburu acompanham as imagens.

INGLÊS GOURMET

SITE inglesgourmet.com

Blog aborda a língua inglesa com foco na culinária, auxiliando viajantes a entender menus e escolher pratos sem surpresas. Um dos posts, por exemplo, fala sobre o "english muffin", tipo de pão que não tem nada a ver com o bolinho que conhecemos com o mesmo nome. Há ainda frases úteis para serem usadas em restaurantes, entre outros tópicos.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.