Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Especiarias e chás levaram bazar à fama além-mares

Temperos, com pilhas coloridas de raridades, fazem alegria de gourmets

Bancadas cobertas de doces, em especial o 'turkish delight', além de tipos de pistache, atordoam o visitante

DA ENVIADA A ISTAMBUL

Uma experiência marcante em Istambul é visitar os dois mercados principais da cidade, o bazar das Especiarias e o Grande Bazar. O burburinho e a multidão de turistas é semelhante nos dois, mas as diferenças de produtos à venda torna as visitas um tanto diferentes.

O bazar das Especiarias, também conhecido como Bazar Egípcio, foi erguido como parte do complexo da Nova Mesquita, no século 17, quando tinha sua renda destinada a projetos de caridade.

Seu edifício em L é mais simples e menos atrativo que o do Grande Bazar, mas as especiarias que o tornaram ponto estratégico de comércio entre o Ocidente e o Oriente em sua época hoje o tornam visita indispensável.

As lojas de chás e temperos, com pilhas coloridas e produtos raros, fazem a alegria dos gourmets e disparam cliques e cliques de máquinas fotográficas.

As bancadas cobertas de doces, em especial o "turkish delight" -sobremesa de consistência gelatinosa, coberta de açúcar, que leva ingredientes que dão seus variados sabores- e diversos tipos de pistache, amêndoa, grão-de-bico torrado e petiscos do gênero deixam o visitante atordoado com tanta escolha.

Aqui, a exemplo do Grande Bazar, há produtos turísticos, suvenires, peças de cerâmica, prata e artefatos de couro -nos dois casos, mais caros que similares em lojas de Sultanameh.

Então, deixe as bugigangas e os presentinhos de lado e explore com afinco as lojas de chás e especiarias que fizeram a histórica fama internacional do mercado.

Há ingredientes luxuosos como açafrão do Irã e caviar. Além dos temperos e chás soltos, há pacotes com alguns tipos embalados, mais fáceis de transportar na mala.

Prepare-se para enfrentar multidões de turistas nos corredores do bazar e conte com alguma dificuldade para fazer suas compras -por vezes, é difícil chegar até a vitrine da loja escolhida.

Muitos produtos têm preço marcado, diferentemente do Grande Bazar, mas não deixe de pechinchar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.