Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Historicamente, o comércio é uma das vocações de Istambul

Em locais típicos como o Grande Bazar e o bazar de Especiarias, pechinchar é preciso

DA ENVIADA A ISTAMBUL

Num edifício cuja origem remonta a 1453, o labirinto de corredores do Grande Bazar (www.grandbazaaristanbul.org) impressiona e desorienta o visitante, que se perde entre os arcos e esquinas.

Aqui, as vitrines são recheadas por produtos tradicionais: joias, artigos de couro e tapeçaria, que incluem, é claro, os onipresentes kilins.

As vitrines reluzentes das lojas de joias e bijuterias se concentram na rua mais larga do bazar, a Kalpakçilar Ba?i Caddesi.

Há vitrines apenas com joias de prata, outras que exibem apenas as de ouro, e todas oferecem opções com pedras, em especial a turquesa, e de peças esmaltadas e com adornos de marcassita.

Também enchem os olhos as lojas de luminárias multicoloridas e as que oferecem artefatos de prata e bronze como bules e candelabros.

As lojas de artigos de couro vão dos casacos mais chamativos a bolsas- a maioria imitações de grifes internacionais famosas, como a Prada e Miu Miu.

Imenso como diz o nome, o Grande Bazar também concentra lojas e tendas de produtos turísticos, mas, a exemplo do bazar de Especiarias, os preços são bem mais altos que os encontrados na região de Sultanameh.

Em geral, as vitrines não têm preço, portanto a palavra de ordem é pechinchar, e muito. Os preços são caros, e os vendedores podem parecer resilientes num primeiro momento, mas sempre dão algum desconto.

No Grande Bazar, o prédio intrincado é uma atração em si, então reserve tempo para explorar as ruelas, pátios e portões.

Atenção para as duas fontes de mármore e para o Quiosque Oriental, que hoje abriga uma joalheria.

O bazar tem ótimos cafés e restaurantes, onde é possível relaxar um pouco após horas na multidão -assim como no bazar de Especiarias, o maior desafio é andar através da massa de turistas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.