Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em local estratégico, ilha recebeu ataques de franceses e holandeses

DA ENVIADA A MORRO DE SÃO PAULO

A vila de Morro de São Paulo está localizada na ilha de Tinharé, a 308 quilômetros de Salvador. Em 1531, o militar português Martim Affonso de Sousa chegou à ilha em uma missão para explorar o "novo continente" e batizou o local como ilha de Tynharéa. Aos poucos, esse nome foi modificado para o atual.

Quatro anos depois da chegada de Sousa, em 1535, diversas ilhas da região começaram a ser povoadas por colonos, em consequência dos ataques de índios aos portugueses no continente. No norte da ilha de Tinharé, surgiu a vila de Morro de São Paulo.

LOCAL DE PASSAGEM

O local protegia a "barra falsa" da baía de Todos os Santos e era uma entrada estratégica para o canal de Itaparica até o forte de Santo Antônio -hoje conhecido como farol da Barra.

Além disso, seu canal era um dos principais meios para o abastecimento de Salvador.

Por causa dessa localização geográfica estratégica, a ilha teve de sobreviver a muitos ataques de holandeses e franceses no período colonial. Os interessados por história podem visitar o forte de Morro de São Paulo, construído entre 1649 e 1728.

A razão do nome da vila não foi questão fácil de ser respondida. Quando a reportagem questionou um guia sobre o tema, a resposta foi: "Boa pergunta".

Para os que chegam, uma pista logo salta aos olhos. A ilha tem um alto morro, e o nome do santo era escolhido pelos portugueses conforme o mês do ano.

(MARINA GURGEL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.