Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Envelhecimento define tipos da bebida

O ruby, que descansa em garrafas, mantém vigor dos vinhos jovens, enquanto o tawny é mantido em madeira

Variedades do vinho do Porto branco diferem de acordo com o período de envelhecimento e seus graus de doçura

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O que torna o vinho do Porto tão diferente dos vinhos comuns são as características que ele adquire durante a sua peculiar elaboração.

A intensidade de aroma, o elevado teor alcoólico (entre os 19 e 22 graus), uma grande diversidade de cores e a doçura fazem parte do grupo de especificidades do néctar de uva adorado mundialmente.

Os diferentes tipos de vinho do Porto são agrupados de acordo com as suas características, podendo ser intitulados de ruby, tawny, branco ou, mais recentemente, também, o Porto rosé.

O ruby, onde o envelhecimento se dá em garrafa, é um vinho que mantém o aroma frutado e o vigor dos vinhos jovens. É nesse estilo de vinho que se inserem as categorias de ruby, reserva, late bottled vintage (o "LBV") e, finalmente, o vintage.

Por sua vez, o tawny, onde o envelhecimento se dá em madeira, é um tipo de vinho do Porto em que a sua cor demonstra a evolução, podendo ser inserido em subcategorias de cor (tinto alourado, alourado ou alourado claro). Quanto mais velho for o vinho do Porto, mais suas características se acentuam, podendo ser consumido mal seja engarrafado.

Já o vinho do Porto branco apresenta estilos que estão relacionados com os períodos de envelhecimento (que podem ser mais ou menos prolongados) e diferentes graus de doçura, resultantes de sua elaboração. Por fim, o rosé é um vinho de cor rosada onde não existem fenômenos de oxidação durante a sua conservação. É um vinho que deve ser consumido novo, pois tem um aroma frutado de cereja, framboesa e morango.

Deve ser consumidos fresco ou com gelo, podendo fazer parte de coquetéis.

(FILIPA SOUSA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.