Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostra terá fotos inéditas de explorador

Centenário da expedição trágica de Robert Scott ao polo Sul será marcado por diversos eventos no Reino Unido

Imagens foram clicadas pelo próprio Scott, que morreu, junto com sua equipe, durante a marcha de retorno

DO “GUARDIAN”

As últimas fotografias tiradas pelo capitão Robert Scott, perdidas durante a maior parte do século 20, chegaram ao Reino Unido em tempo do centenário de sua expedição trágica até o ponto mais ao sul da Terra, onde eles pisaram em 17 de janeiro de 1912.

O centenário será marcado por eventos em várias instituições, como o Museu de História Natural (www.nhm.ac.uk), em Londres, que abriga uma exibição sobre o assunto, com a recriação de uma cabana de Scott que ainda sobrevive na Antártida. A mostra tem início amanhã.

A programação completa dos eventos dos cem anos da expedição pode ser conferida no site do centenário (www.scott100.org).

O Instituto Scott (www.spri.cam.ac.uk) foi fundado com o dinheiro do fundo para as viúvas e órfãos do capitão e de seus quatro companheiros, que morreram de fome e frio durante o retorno.

Eles voltaram sabendo que o explorador norueguês Roald Amundsen havia batido a equipe britânica e chegado um mês antes ao polo Sul.

O órgão trouxe 109 fotografias de Scott. Elas serão reunidas à câmera do explorador, apresentada pela viúva de seu filho, Lady Philippa Scott, no ano de 2008.

IMAGENS PODEROSAS

O professor Julian Dowdeswell, chefe do Instituto Scott, afirmou: "As fotografias do explorador trazem à vida, em detalhes, a jornada de seu grupo pelo interior da Antártida. De homens e pôneis lutando para atravessar a neve profunda até os panoramas das montanhas Transantárticas, as imagens são muito poderosas".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.