Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cipreste de 3.500 anos pega fogo na Flórida

Árvore queimou e caiu em parque dos EUA

DA ASSOCIATED PRESS

Bombeiros soltaram o alarme na última segunda-feira: um dos ciprestes mais antigos do mundo pegou fogo e acabou por cair dentro de um parque na Flórida Central, o Big Tree Park.

Até a última terça-feira, ainda não estava claro o que causou o fogo que consumiu o cipreste-calvo (Taxodium ascendens, também conhecido como cipreste-de-brejo) de 36 metros de altura, batizada como "The Senator" (o senador, em inglês).

Foi descartado incêndio culposo após a constatação de que o fogo começou no interior oco da árvore, a uma grande altura.

Steve Wright, porta-voz do departamento de bombeiros do condado de Seminole, informou ao mesmo jornal que a árvore queimou de dentro para fora por várias horas.

Os bombeiros chegaram por volta das 5h50 e levaram mais de 240 metros de mangueira floresta adentro até o local do incêndio.

De acordo com Wright, uma seção de cerca de seis metros da árvore caiu por volta de 7h45.

Meia hora depois, a árvore toda veio ao chão.

3.500 ANOS

De acordo com o departamento de parques e preservação do condado, o cipreste tinha por volta de 3.500 anos de idade.

Autoridades do parque afirmam que a árvore chegou a alcançar uma altura de 50 metros, até que um furação, no ano de 1925, arrancou sua parte superior.

A árvore ganhou seu nome em homenagem ao homem que doou a área que agora corresponde ao parque Big Tree, Moses Oscar Overstreet, que foi senador do Estado de 1920 a 1925.

Ela era a grande atração do parque, de 1929, um dos mais antigos da região.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.