Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em ano olímpico, Londres pede boa disposição e fôlego

Além dos jogos, cidade é palco de festival de artes e de festejos por conta do Jubileu de Diamante da rainha

Cidade torna-se a única a receber a Olimpíada moderna por três vezes; competições ocorreram em 1908 e em 1948

MARINA DELLA VALLE
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Gruas vermelhas se destacam entre as árvores do Hyde Park. Em Leicester Square, pedestres desviam de empilhadeiras e das obras no chão. Londres recebe os últimos retoques para uma temporada agitada-e muito.

O grande evento são os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 (www.london2012.com), de 27 de julho a 12 de agosto e de 29 de agosto a 9 de setembro, respectivamente.

Com a Olimpíada vem o London 2012 Festival (festival.london2012.com), de 21 de junho a 9 de setembro, com mais de mil performance, eventos e espetáculos não só em Londres, mas em outros locais do Reino Unido.

O Brasil também faz parte da programação, com três noites do festival Black2Black, com Gilberto Gil, que servirá de anfitrião para, entre outros, Edgard Scandurra, Arnaldo Antunes, Criolo, Marcelo D2 e Luiz Melodia (de 29/6 a 1º/7, em Old Billinsgate, ingressos de £ 45 a £ 120).

Suficiente? Pois o Reino Unido ainda celebra o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth 2ª (leia nas págs. F6 e F7), a segunda monarca do país a alcançar 60 anos no trono. A série de eventos pelo país já começou e vai até o final do ano, mas o ponto central das celebrações -de 2 a 5 de junho, um final de semana prolongado- acontece em Londres.

Além de eventos como mais de mil embarcações navegando pelo Tâmisa e o desfile da família real em carruagens pelas ruas de Londres, o jubileu também trouxe em seu rastro novas exposições, como a dedicada à rainha Vitória no recém-reformado palácio de Kensington, e remodelações, como o espaço das joias da Coroa na torre de Londres, a atração mais famosa do local.

Portanto, quem vai a Londres deve esperar novidades -e se preparar para enfrentar longas filas, lugares esgotados e grandes multidões.

PARQUE OLÍMPICO

Neste ano, Londres torna-se a única cidade a abrigar os Jogos Olímpicos modernos por três vezes: as outras duas foram em 1908 e em 1948.

As competições ocorrem em diferentes pontos dentro e fora de Londres, mas é o Parque Olímpico, no leste da cidade, o centro dos acontecimentos e das atenções.

Dominado pela escultura "ArcelorMittal Orbit" -uma torre de observação de 115 metros do artista indiano britânico Anish Kapoor-, o parque não busca rivalizar com a grandiosidade das estruturas dos jogos de Pequim (2008), mas abriga construções interessantes.

Chamam a atenção o velódromo, que será transformado em um veloparque após os jogos, e o centro aquático.

Em tempos de crise econômica brava na Europa, as maiores críticas ficam por conta dos gastos de verba pública, que saltaram de £ 9,3 bilhões para £ 11 bilhões.

£ 9,3 bilhões

(US$ 14,5 bilhões) foi o montante de verba pública estimado para a Olimpíada de Londres

£ 11 bilhões

(US$ 17,2 bilhões) é a nova estimativa de gasto com os jogos

ESTRUTURAS Estádio olímpico de Londres é visto atrás da ArcelorMittal Orbit, torre de observação de 115 metros de altura projetada por Anish Kapoor; obra é considerada o maior monumento artístico da Grã-Bretanha

EM OBRAS Operários ao lado do velódromo erguido para a Olimpíada de Londres, no início de 2011, em fase de acabamento; arenas ficaram prontas antes do prazo

EM USO Vista interna do centro aquático, com seu teto ondulado, um dos edifícios mais badalados dos jogos, durante competição nacional realizada no mês passado

EM PEDRA Fachada da catedral gótica de Southwark, cujas partes mais antigas datam do século 12; edifício serviu como cenário para romances de Charles Dickens

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.