Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Elizabeth 2ª celebra Jubileu de Diamante com pompas bem reais

Concerto nos jardins do palácio de Buckingham inclui medalhões da música e será transmitido ao vivo

Para o turista, ver o desfile da família real pelas ruas de Londres é algo raro, mas é preciso enfrentar multidões

DA ENVIADA A LONDRES

Sim, se você tem menos de 60 anos, ela sempre esteve lá. A rainha Elizabeth 2ª celebra em 2 de junho seu Jubileu de Diamante, que marca suas seis décadas no poder, com uma série eclética de eventos até o dia 5, em um feriadão.

A rainha inicia a programação do chamado "fim de semana central" -já que os eventos em torno do jubileu já começaram e seguem até o final do ano -com o tradicional derby de Epsom (www.epsomdowns.co.uk).

É algo que ela faria de qualquer forma: Elizabeth 2ª, que completa 86 anos em 21 de abril, participa desde criança da tradicionalíssima competição de cavalos em Surrey.

O domingo será marcado por um desfile de mais de mil embarcações pelo Tâmisa, liderados pela rainha. É a tradicional "barge pageant" (www.thamesdiamondjubileepageant.org), que singra o rio em ocasiões especiais há séculos carregando reis e outros dignitários.

Na segunda, a BBC promove um show para a família real e 10 mil convidados, previamente sorteados, nos jardins do palácio de Buckingham (www.bbc.co.uk/diamondjubilee). As atrações anunciadas até incluem Shirley Bassey, Paul McCartney, Stevie Wonder, Tom Jones e Elton John -a título de curiosidade, todos acima dos 60.

Por fim, a rainha participa, ao lado do duque de Edimburgo e de outros membros da família real, de uma missa na catedral de St. Paul's.

Depois, eles seguem em carruagens do palácio de Westminster até o de Buckingham, onde saudarão os súditos, da sacada, enquanto aviões da Royal Air Force cruzam os céus e a Guarda Real promove uma salva de tiros.

Ver um evento tão inglês como o desfile da família real em carruagens cerimoniais pelas ruas de Londres é raro mesmo para os locais -ou seja, espere um mar de gente.

Menos difícil é aproveitar os eventos paralelos à programação real, como a nova exposição de joias no palácio de Buckingham, a reabertura da exposição das joias da Coroa, após reformulação, na torre de Londres, e as novas exposições do palácio de Kensington.

(MARINA DELLA VALLE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.