Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kensington enfoca vida da rainha Vitória

Monarca, que nasceu e passou sua infância no palácio, foi a única a ficar 60 anos no poder antes de Elizabeth 2ª

Exposição permanente que revela infância e juventude de Vitória marca a reabertura do edifício após dois anos

DA ENVIADA A LONDRES

Talvez a moradora mais popular do palácio de Kensington (www.hrp.org.uk) tenha sido a princesa Diana (1961-1997). Mas é rainha Vitória (1819- 1901), que nasceu ali, a maior homenageada na reabertura do local, após dois anos de reformas.

Até este ano, Vitória foi a única soberana inglesa a comemorar o Jubileu de Diamante (60 anos no trono).

Seu reinado de 63 anos e sete meses ainda é o mais longo entre monarcas ingleses e entre as rainhas do mundo.

A imagem histórica que ficou da rainha Vitória é de uma senhora de semblante triste - enlutada após a morte do marido, príncipe Albert, em 1861, jamais tirou o preto.

A exposição permanente "Victoria Revealed" tem como fio condutor a própria voz da rainha, com frases retiradas de diários e cartas. Ao lado do vestido usado em sua primeira reunião com seu Conselho Privado, o vestido de casamento brilha em uma moldura com espelhos.

Há brinquedos, objetos pessoais, pinturas da rainha quando criança e na juventude -a senhora de negro só aparece após a exibição de seu vestido de luto.

Vitória foi a primeira rainha britânica a ser fotografada, e há uma boa coleção de fotos da então família real.

De 24 de maio a 4 de novembro, o palácio receberá uma mostra dedicada ao Jubileu de Diamante de Vitória, com objetos destinados a mostrar o ponto de vista de quem comemorou o evento, de nobres a trabalhadores.

Grande chamariz de turistas, alguns vestidos da princesa Diana serão exibidos até o dia 2 de setembro, incluindo um "cocktail dress" do estilista Gianni Versace.

(MARINA DELLA VALLE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.