Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após processo de revitalização, baía se tornou novo polo cultural

DA ENVIADA AO PAÍS DE GALES

No auge da exportação de carvão dos vales no sul do País de Gales, no século 19, o porto de Cardiff chegou a ser o mais movimentado do mundo. Hoje, após uma longa revitalização, a área se transformou em um novo polo cultural e turístico da capital.

Criticada por moradores e ambientalistas por seu preço e pela criação de uma barragem, a revitalização da baía de Cardiff ocorreu ao longo dos anos 1990.

Hoje o local abriga dois dos prédios modernos mais famosos da cidade. Um deles é o Millenium Center, um imenso centro cultural apelidado de "armadillo" (tatu) por conta da aparência de couraça de seu exterior metálico.

O local abriga a Ópera Nacional de Gales e tem um grande teatro e alas menores com lojas e restaurantes.

Ao lado fica o prédio do Senned, a Assembleia Nacional de Gales, projetado pelo arquiteto Richard Rogers, vencedor do prestigioso prêmio Pritzker de arquitetura.

O toque histórico fica por conta do Pierhead, prédio de 1897 que acolhe um museu, e da igreja Norueguesa, atualmente um centro de artes.

Mas é a polêmica barragem uma das principais atrações. De lá, a vista da baía rende boas fotos.

(MDV)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.