Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tenby une história a beleza natural com um toque vitoriano

No litoral de Pembrokshire, um dos mais festejados da costa galesa, cidade tem 4 km de praias e duas ilhas

Balneário ficou famoso na era vitoriana ao ser preparado para receber a classe mais abastada, impedida de ir à Europa

DA ENVIADA AO PAÍS DE GALES

Se a região de Pembrokshire é uma das mais festejadas do litoral do país, a pequena Tenby pode ser vista como o destino quintessencial do caminho costeiro. Ali se encontram história, um litoral deslumbrante e o sossego das cidadezinhas galesas.

Da época medieval restam muralhas do século 13, com portais circulares formados por arcos, e ruínas de um castelo em frente à praia.

Mas o que diferencia Tenby das outras cidadezinhas costeiras é a presença de construções vitorianas, que cercam o porto e colorem os passeios defronte ao mar.

Isso se deve à fama conquistada pelo balneário depois que as guerras napoleônicas, no início do século 19, dificultaram o acesso dos britânicos ricos a spas europeus.

A classe abastada da era vitoriana passou a buscar um destino local à beira-mar, e o homem de negócios e político sir William Paxton decidiu investir em acomodações apropriadas para o gosto de tal clientela em Tenby.

ILHAS

Para a alta classe vitoriana faltavam apenas acomodações de luxo e facilidades para banhistas, já que o litoral de Tenby não deixa nada a desejar. São 4 km de praias de areia, com paredões rochosos e duas ilhas.

Uma delas é a ilha de St. Catherine, ligada à praia pela areia quando a maré está baixa, um dos cenários mais conhecidos de Tenby.

A ilhazinha abriga um forte do século 19, com quatro acomodações, 16 torres pequenas e um salão de jantar.

O forte, que foi vendido em 1907, hoje está abandonado, abrigando aves marinhas.

A ilha Caldey (www.caldey-island.co.uk), um pouco mais longe, é ligada a Tenby por balsas durante a primavera e o verão e atrai visitantes por conta de seu mosteiro, ocupado por monges cistercienses desde 1929.

A presença de religiosos na ilha vem desde o tempo dos celtas, que ali fundaram um mosteiro no século 6º.

Beneditinos chegaram à ilha no século 12, onde ficaram até o século 16. A atual abadia foi erguida por uma segunda leva de beneditinos, que ficou ali de 1906 a 1925.

Hoje, além do mosteiro e da abadia, turistas podem visitar uma igreja do século 12, uma capela normanda e uma pequena vila. Os monges vendem chocolates e perfumes.

Tenby é um lugar que pede caminhadas com tempo para explorar as ruazinhas estreitas, que revelam casas coloridas. Entrar na praia por um arco medieval e avistar a ilha de St. Catherine é uma experiência memorável.

(MARINA DELLA VALLE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.